Um ano de pandemia: quais foram os impactos na Comunicação?

O ano é 2021. A sociedade que nos cerca é muito mais conectada e plural e acompanhamos diariamente o surgimento de novos hábitos de consumo, formas de entretenimento e possibilidade de criação de conteúdo nas mais diversas plataformas.
O meio digital ganha cada vez mais força e outros métodos de acesso à informação tornam-se obsoletos, sobretudo por não trabalharem com uma narrativa multimídia.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, que nos obrigou a permanecer em casa e evitar aglomerações, as redes sociais se tornam foco de atenção, ditando tendências, novidades e trazendo atualizações frequentes. É preciso se manter em dia e não ficar para trás, por isso a A+ selecionou as maiores inovações no meio da Comunicação dentro desse um ano que se passou a partir do início da quarentena no Brasil.

 

  • O Instagram passa a ser o principal cartão de visitas de uma marca: para cativar o público, chamar a atenção para um produto e gerar engajamento, são as redes sociais, em especial o Instagram, que devem ser foco de atenção para um criador de conteúdo online, sendo capazes de transformar em lucro uma simples postagem, foto, legenda, vídeo, stories, número de curtidas, comentários e seguidores.
  • A ascensão dos influenciadores digitais: compartilhando seu dia a dia com os seguidores pelas redes sociais, os influenciadores ganharam ainda mais destaque e se tornaram figurinha carimbada em campanhas publicitárias. Pela proximidade que tem com o público, suas dicas vendem e todo o estilo de vida deles gera interesse e desejo no consumidor, que, como o nome sugere, é influenciado pelo ídolo.
  • Novos apps e ferramentas: seja o queridinho dos jovens TikTok, ou o mais recente ClubHouse, muitos aplicativos surgiram e chamaram a atenção dos internautas. O Instagram surgiu com o Reels e com a possibilidade de lives ainda mais interativas, contando com até quatro participantes simultaneamente. Seguindo a tendência, o Twitter também aderiu às salas de reunião por voz. Estar presente em todas as redes é fundamental para que o profissional de Mídia se mantenha antenado e engajado nas tendências de consumo e novidades que estão surgindo.
  • Streaming, podcasts, newsletters e canais no YouTube: o crescimento da Mídia não-tradicional se potencializou ainda mais durante o período de reclusão. Com grande parte dos jornais noticiando a pandemia e as novelas sendo interrompidas devido a paralisação das gravações, cresceu a procura por informação e entretenimento em outros veículos como os podcasts, os canais do YouTube, as newsletters e os serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.
  • Lives bombando: sejam as lives musicais de grandes artistas, sejam bate-papos, entrevistas ou debates, as lives dominaram e fizeram parte do isolamento social dos brasileiros, que buscaram refúgio nesse tipo de conteúdo.

Tudo isso é fruto dos avanços tecnológicos desenvolvidos diariamente, que oferecem ao usuário o desempenho de múltiplos papéis. Não existem mais limites e muito além de meros receptores da mensagem, somos também os emissores dela. Influenciamos e somos influenciados através da participação, colaboração e compartilhamento. Tudo que está na internet torna-se domínio público em segundos, podendo ser visto por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Ter consciência disso e saber o tamanho da plataforma na palma de nossas mãos é necessário para um bom trabalho de Comunicação atualmente. É por isso que precisamos nos manter conectados e sempre de olhos bem abertos para o que está bombando no meio online, sem perder o foco no offline para ser um profissional multifacetado.

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Por Victor Hipólito.

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