Entenda o fenômeno do “FOMO” e a sua relação com o marketing.

Você já ouviu falar na expressão fear of missing out? A sigla FOMO, que significa medo de ficar de fora, é caracterizada pela necessidade de saber tudo o que as pessoas ao redor estão fazendo.

Apesar de estar na moda, o FOMO não é recente. A síndrome, como é chamada, foi identificada pela primeira vez no início dos anos 2000, e com o advento das redes sociais se tornou popular. Está intrinsicamente associada à sensação de imediatismo, de precisar estar sempre conectado para não perder as experiências que os outros estão vivendo. Esse receio, cria um vício de postar o que vive e, consequentemente, leva à ansiedade, depressão, procrastinação, falta de foco e mau humor.

Fear of missing out é mais comum do que você imagina e não é necessariamente um problema.
A realidade é: Desde que o mundo é mundo, todos nós temos uma grande necessidade de pertencimento. Sabendo disso, empresas podem – e devem – “experienciar” suas marcas de forma a criar conexão com seu público, aliviando o FOMO. Sim, é possível envolver o cliente sem induzi-lo a síndrome do Fear of missing out!

Certifique seu público de que ele não está perdendo nada de especial. Desperte a sensação de “orgulho pela compra”. Confiança é o maior gatilho de consumo. Para o cliente, nada melhor do que saber que há alguém lutando ao lado dele, não contra ele. No final das contas, estar na mente e no coração do consumidor é o mais importante.

*Com informações de https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/berenice-ring/23821/tendencia-fomo-o-inquietante-e-agonizante-medo-de-ficar-por-fora.html 

Por: Carolina Fonseca

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