Instagram Reels vs. TikTok: Novo recurso estreia em breve nos EUA

A imitação pode ser a forma mais sincera de “bajular”, mas também é assim que os negócios são feitos em campos competitivos, como o marketing de mídia social. Portanto, quando uma ideia encontra um grande público – como o TikTok – é natural esperar que outros concorrentes surjam ou plataformas se adaptem para obter parte desse sucesso.

Um deles, o Facebook Lasso, foi fechado em meados de julho, apenas um ano e meio após o lançamento do aplicativo independente. No entanto, outro concorrente do TikTok, o Instagram Reels, expandiu-se recentemente para a Índia, chegando em breve aos EUA e pode se tornar um verdadeiro rival do TikTok, assim como a empresa chinesa está enfrentando uma reação por questões de privacidade.

O que é o Instagram Reels?

O Instagram Reels, lançado originalmente no Brasil em novembro de 2019 (como Cenas), é um recurso do aplicativo que permite aos usuários criar vídeos de 15 segundos com música. Além da música, os usuários também podem capturar clipes de outros vídeos e usar os sons para criar vídeos virais, da mesma forma que os memes de dança começam a se espalhar no TikTok.

O Instagram Reels foi lançado na Índia logo após o TikTok ser banido no país por questões de privacidade. Além da Índia, está atualmente disponível no Brasil, Alemanha e França, e um relatório da NBC News em 16 de julho afirmou que em breve será lançado em mais 50 países, incluindo desembarques nos EUA no início de agosto.

Uma grande vantagem que o Instagram Reels tem sobre outras tentativas, como o Facebook Lasso, é que ele está contido na plataforma e opera de maneira semelhante à forma como os usuários já usam o aplicativo para compartilhar as histórias do Instagram.

Como usar o Reels?

O recurso é acessado através da função de câmera do Instagram, da mesma forma que os usuários podem criar Boomerangs ou vídeos ao vivo. Os usuários podem pressionar e segurar o botão de círculo para iniciar a gravação e, em seguida, têm opções para o vídeo de 15 segundos, incluindo filtros de RA, velocidade, efeitos e um temporizador.

Os vídeos do ‘Reels’ podem ser compartilhadas por meio do Stories, enviados como mensagens diretas ou mantidos na parte superior de um perfil como parte da coleção de Reels de um usuário, da mesma forma que o Stories pode ser salvo após o período tradicional de 24 horas. Para tentar se tornar viral, os usuários também podem compartilhar Reels a serem descobertos na página do Instagram Explore por meio de um novo recurso chamado Top Reels.

Isso será fundamental para os Instagram Reels tentarem rivalizar com a popularidade do TikTok, já que as tendências virais são um grande impulsionador do uso contínuo nessa plataforma.

Histórico

O Instagram tem um bom histórico de adaptação de novos recursos com sucesso. Em 2016, lançou o Instagram Stories, muito semelhante ao Snapchat, e ocupou uma grande parte do público do Snapchat.

De fato, as histórias fazem parte da experiência do Instagram. Dados do Socialbakers mostram que as marcas publicam mais histórias do que as publicações regulares na plataforma. Vale destacar que o lançamento ocorre em um momento oportuno, pois houve uma recente contração contra o TikTok.

(Fonte: Socialbakers)

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