Por que a assessoria de imprensa impulsiona a sua estratégia de comunicação?

O jornalismo é uma carreira de muitas vertentes. Além do tradicional trabalho em redação, há também um braço da profissão que mantém o relacionamento direto entre a imprensa e os clientes, trabalhando com divulgação de notícias, fontes, novidades, eventos e tudo o que for de interesse público e traga visibilidade à causa que defende: o assessor de imprensa.

O principal papel da assessoria é vender o seu cliente. Redigir pautas criativas, concisas e que destaquem os pontos importantes de cada ação trazida e posicioná-las nas mídias mais adequadas a cada caso. Esse texto recebe o nome de release, e ele é enviado para os veículos para uma avaliação. Por isso, ter uma boa lista de contatos é fundamental para o trabalho do assessor de imprensa. Essa lista recebe o nome de mailing, para quem será enviado o release e em seguida feito o follow-up: contato com os jornalistas e verificação do recebimento e leitura das pautas enviadas, buscando saber mais sobre sua publicação.

Muita informação, né? O trabalho de um assessor pode parecer complexo para quem vê de fora, mas é realizado com maestria por profissionais capacitados. E é justamente com eles que se deve fechar um contrato. Afinal, é crucial estar bem posicionado na mídia e ter um mediador que vá conhecer tanto a sua empresa, quanto os veículos mais apropriados para ela. Dessa forma, o trabalho irá potencializar o seu alcance e trazer bons frutos.

Visando um trabalho de assessoria cada vez mais eficaz, a A+ reuniu três pontos importantes para uma boa estratégia de imprensa, que todo gestor, líder, cliente e assessor devem ter em mente para que o serviço seja feito com excelência. Fique com as dicas:

  • Leia e se mantenha antenado! É preciso conhecer profundamente os veículos, sua linha editorial, suas seções e as pessoas responsáveis por cada uma para saber trabalhar com cada um deles. Além disso, muitas ideias de pautas podem vir dessa leitura.
  • Nem tudo é para todo mundo! Quando há um assunto importante para se divulgar, enviá-lo para todos está longe de ser a melhor estratégia. Pense em quem poderia se interessar por aquele tópico e priorize a qualidade, e não somente a quantidade. Pautas com exclusividade também são muito valorizadas pelos jornalistas e podem ser uma moeda de troca valiosa.
  • Entenda a importância do trabalho! Sem o assessor, o trabalho de posicionamento na imprensa se torna muito mais trabalhoso. Auxiliando o cliente e buscando atender suas expectativas, é um braço importantíssimo para uma estratégia bem-sucedida. Além disso, os jornalistas também precisam da assessoria para ter pautas frescas constantemente. Sendo assim, é preciso valorizar esses profissionais e reconhecer seu mérito em um trabalho bem sucedido.

Gostou do texto? Entendeu o trabalho do assessor de imprensa e como ele é importante para o seu planejamento estratégico? Então compartilhe esse post com um amigo que, assim como você, também consome ou produz esse tipo de conteúdo.

Por Victor Hipólito

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

dezenove − quatro =