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Pesquisa de Mercado em 7 passos: aprenda a traçar a sua estratégia de comunicação

 

A visão ampla é um dos principais atributos exigidos ao profissional de Comunicação. Ter a capacidade de entender a concorrência e mitigar problemas, além de saber captar referências e inspirações para o trabalho e observar oportunidades de lançamento e estratégia, são fundamentais para a excelência de uma estratégia, acarretando consequentemente em seu sucesso. Como fazer isso? Através da Pesquisa de Mercado.

A pesquisa de mercado, também conhecida como estudo de mercado, consiste na coleta de dados que permite entender melhor o seu entorno, sendo ele o público geral, a intenção de compra dos consumidores e quanto eles estão dispostos a pagar, a marcas concorrentes e outras informações relevantes sobre o seu nicho de atuação. Por exemplo: antes de lançar uma linha de maquiagem, é preciso contratar um serviço especializado para investigar os pormenores da indústria da beleza, trazendo tendências, influenciadores, potenciais ações, grandes oportunidades de inserção, carências do mercado e grandes oportunidades.

O estudo também ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio para que os clientes e os negócios se beneficiem. Em toda campanha de marketing, mudança ou desenvolvimento de estratégia de Comunicação, o trabalho de pesquisa de mercado é essencial e deve ser feito por uma equipe extremamente capacitada.

Quer saber os passos para uma pesquisa eficiente e que vai trazer todas as informações necessárias para o seu negócio? Nós trouxemos uma lista de 7 passos infalíveis que aplicamos nas Pesquisas de Mercado que oferecemos para nossos clientes. Vamos lá?

  1. Definir bem os objetivos de sua pesquisa: esse é o ponto de partida para qualquer estudo de mercado. Qual é a finalidade da pesquisa? Uma ação? Um lançamento? Mapear isso é importante para saber qual será a abordagem e de que forma os dados coletados serão utilizados no futuro.
  2. Definir o público-alvo do estudo de mercado: com quem estaremos falando? Qual ponto deve ser abordado e de que forma, para conseguir as respostas desejadas? E para que fim? Tendo isso em mente, é chegada a hora de colocar a mão na massa.
  3. Decidir o método: através de múltiplas plataformas, os resultados podem ser variados e por isso é preciso traçar um plano de ação detalhado antes de realizar a pesquisa.
  4. Coletar os dados: avaliar métricas são muito importantes antes de elaborar qualquer estratégia para o cliente. Isso vai ditar todo o passo a passo e o caminho a ser seguido pelos profissionais de Comunicação.
  5. Estudar os concorrentes: estar de olho na concorrência é um ponto relevante e pode funcionar tanto para entender no que seu trabalho pode ser melhor que o do outro, quanto para realizar um benchmarking. Avalie com cautela e para saber superá-lo!
  6. Colete dados de outras fontes: vale a pena estar atento também à outras fontes e constantemente ligado para colecionar domínio sobre o tema.
  7. Analisar os dados e apresentar os resultados: é chegada a hora de apresentar o que foi coletado e, a partir disso, traçar uma estratégia de Comunicação mais completa e eficaz. Os resultados estão diretamente ligados às áreas de atuação que devem ser trabalhadas, ações que trarão maior retorno, personalidade da marca, entre outros. Uma equipe capacidade é capaz de reverter essas métricas em lucro e relevância.

Entendeu como funciona a pesquisa de mercado e sua importância para sua estratégia de Comunicação? Então compartilhe essa mensagem adiante e conte com a A+ para realizar esse serviço para mais pessoas!

Por Victor Hipólito

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