algo a+

blog

Conheça os impactos do ESG no seu negócio

Construir uma boa imagem perante o público é fundamental para qualquer negócio. No entanto, muitos líderes simulam posturas que, na prática, não se aplicam em suas empresas e levantam bandeiras apenas para se promover, surfando na onda de causas importantes como a da sustentabilidade. O lado positivo é que o mercado está cada vez mais atento ao que é real e o que é fake, pesquisando à fundo sobre uma marca antes de consumi-la.

É a partir dessa demanda por gestões mais conscientes que surge o ESG, “environmental, social and governance” (melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio em tradução livre), muito importante e valorizada atualmente, agregando valor de mercado às empresas. A sigla reúne esses três pilares centrais que medem a responsabilidade social e sustentável do investimento em uma empresa ou negócio e, dessa forma, assegura o compromisso e a responsabilidade daquele determinado empreendimento.

Quando falamos em Comunicação, temos o poder e a missão de compartilhar com o mundo todo o comprometimento de nossa empresa ou cliente. Através de um bom trabalho de Assessoria de Imprensa, que deve gerar visibilidade com credibilidade, Social Media, que cria conexão da marca com a audiência e transforma resultados em cases e do Branding, capaz de ilustrar métricas, dados e informações relevantes em formato de artes, é possível mostrar uma postura engajada com as causas sociais mais importantes, como o meio-ambiente e bem-estar.

Pensando nisso, a A+ reuniu 5 dicas assertivas para um ter um bom posicionamento, potencializando conquistas, melhorando sua reputação no mercado e revertendo esses valores em consumidores, que buscam justamente por empresas verdadeiras, transparentes e engajadas.

  • Posicionamento é essencial: é preciso deixar claro para o público toda a responsabilidade social e o comprometimento com as causas que sua empresa possui. Como fazer isso? Através de divulgação na imprensa de todas as suas medidas e ações assertivas, celebração de efemérides e posts informativos nas redes sociais.
    O mais importante é que haja coerência e alinhamento entre o seu discurso e a sua postura.

 

  • Promova hábitos conscientes: reciclagem, embalagens ecológicas, cases sustentáveis… todos os bons hábitos internos e externos da sua empresa são válidos para um posicionamento ideal. Isso atrai tanto o público, quanto investidores e possíveis parceiros.

 

  • Doações e investimentos: a melhor maneira de mostrar seu comprometimento é através da filantropia. Ajudando instituições, financiando causas e investindo em ações como a de reflorestamento, por exemplo, sua postura será exemplo para outras empresas e isso servirá como motivo de orgulho, rendendo pautas na imprensa e muita divulgação positiva.

 

  • Mostre como sua empresa tem um bom ambiente de trabalho: é fundamental que sua empresa ofereça um ambiente de trabalho seguro e confortável aos seus colaboradores. Afinal, são eles que irão comentar, recomendar e melhorar a imagem do seu negócio, além de se dedicarem com mais afinco.

 

  • Diversidade e inclusão: em campanhas, artes, processos seletivos e tudo que envolva pessoas e comunicação, lembre-se de como a diversidade é importante. É preciso retratar todos os diferentes tipos de cliente em suas propagandas, afinal, todos querem se sentir pertencentes e, consequentemente, atraídos pelo seu produto ou serviço.


Gostou do texto? Então compartilhe com seus colegas de trabalho que precisam desse conteúdo!

Author:

dezoito − doze =

pt_BR