Conheça os impactos do ESG no seu negócio

Construir uma boa imagem perante o público é fundamental para qualquer negócio. No entanto, muitos líderes simulam posturas que, na prática, não se aplicam em suas empresas e levantam bandeiras apenas para se promover, surfando na onda de causas importantes como a da sustentabilidade. O lado positivo é que o mercado está cada vez mais atento ao que é real e o que é fake, pesquisando à fundo sobre uma marca antes de consumi-la.

É a partir dessa demanda por gestões mais conscientes que surge o ESG, “environmental, social and governance” (melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio em tradução livre), muito importante e valorizada atualmente, agregando valor de mercado às empresas. A sigla reúne esses três pilares centrais que medem a responsabilidade social e sustentável do investimento em uma empresa ou negócio e, dessa forma, assegura o compromisso e a responsabilidade daquele determinado empreendimento.

Quando falamos em Comunicação, temos o poder e a missão de compartilhar com o mundo todo o comprometimento de nossa empresa ou cliente. Através de um bom trabalho de Assessoria de Imprensa, que deve gerar visibilidade com credibilidade, Social Media, que cria conexão da marca com a audiência e transforma resultados em cases e do Branding, capaz de ilustrar métricas, dados e informações relevantes em formato de artes, é possível mostrar uma postura engajada com as causas sociais mais importantes, como o meio-ambiente e bem-estar.

Pensando nisso, a A+ reuniu 5 dicas assertivas para um ter um bom posicionamento, potencializando conquistas, melhorando sua reputação no mercado e revertendo esses valores em consumidores, que buscam justamente por empresas verdadeiras, transparentes e engajadas.

  • Posicionamento é essencial: é preciso deixar claro para o público toda a responsabilidade social e o comprometimento com as causas que sua empresa possui. Como fazer isso? Através de divulgação na imprensa de todas as suas medidas e ações assertivas, celebração de efemérides e posts informativos nas redes sociais.
    O mais importante é que haja coerência e alinhamento entre o seu discurso e a sua postura.

 

  • Promova hábitos conscientes: reciclagem, embalagens ecológicas, cases sustentáveis… todos os bons hábitos internos e externos da sua empresa são válidos para um posicionamento ideal. Isso atrai tanto o público, quanto investidores e possíveis parceiros.

 

  • Doações e investimentos: a melhor maneira de mostrar seu comprometimento é através da filantropia. Ajudando instituições, financiando causas e investindo em ações como a de reflorestamento, por exemplo, sua postura será exemplo para outras empresas e isso servirá como motivo de orgulho, rendendo pautas na imprensa e muita divulgação positiva.

 

  • Mostre como sua empresa tem um bom ambiente de trabalho: é fundamental que sua empresa ofereça um ambiente de trabalho seguro e confortável aos seus colaboradores. Afinal, são eles que irão comentar, recomendar e melhorar a imagem do seu negócio, além de se dedicarem com mais afinco.

 

  • Diversidade e inclusão: em campanhas, artes, processos seletivos e tudo que envolva pessoas e comunicação, lembre-se de como a diversidade é importante. É preciso retratar todos os diferentes tipos de cliente em suas propagandas, afinal, todos querem se sentir pertencentes e, consequentemente, atraídos pelo seu produto ou serviço.


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