Instagram disponibiliza número de curtidas novamente: o que isso quer dizer?
Em 2019, o Instagram tomou a importante decisão de ocultar o número de curtidas de todas as publicações. Essa medida foi pensada em prol da saúde mental dos usuários, que enxergavam os “likes” das fotos e vídeos como forma de metrificar popularidade, beleza e potencial nas redes, criando assim um ciclo vicioso. A eterna comparação, possíveis gatilhos que poderiam ser despertados a partir da repercussão positiva ou negativa de um post e as múltiplas críticas que a plataforma recebia motivaram essa mudança, que foi recebida de forma ambígua pelo público.
De um lado, aqueles que viram essa novidade de forma positiva, visando um aplicativo mais acolhedor e receptivo. Sem os números aparentes, somente o dono do perfil teria acesso ao seu engajamento e isso reduziria a competição, rivalidade e problemas de autoestima que eram causados. Do outro, quem não gostou da atualização, vendo isso como um retrocesso da rede, principalmente para quem trabalhava na área.
Nesta semana, o Instagram disponibilizou novamente o recurso de exibir o número de likes nas postagens, dando a opção para o usuário escolher ou não receber esses dados. Para atualizar vocês e mostrar os pontos positivos e negativos dessa ferramenta, a A+, sua agência de Comunicação 360, preparou uma análise sobre as curtidas, sua importância e responsabilidade social. Leia atentamente os pontos positivos e negativos que trouxemos e tire suas próprias conclusões:
PRÓS:
+ Métricas mais específicas e claras
+ Facilitador para trabalho com influenciadores
+ Análise de engajamento da concorrência
CONTRAS:
– Impacto na saúde mental dos usuários
– Competitividade e comparação entre conteúdos
– Julgamentos baseados no número de curtidas
O que você acha dessa mudança? Você é #FicaLikes ou #ForaLikes? Conta pra gente nos comentários e compartilhe com um colega para sabermos o que mais pessoas pensam sobre o assunto.