As principais métricas de engajamento do Instagram em 2021

O Instagram é a rede social do engajamento. Os números não deixam mentir. Dados recentes mostram que o Brasil é o país de destaque da rede. A seguir, confira as principais métricas de engajamento da rede para 2021.

 De acordo com o último levantamento da Opinion Box (dez/2020), o Brasil é o terceiro maior país no Instagram. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Atualmente, 99 milhões de brasileiros estão na rede social. Quase metade da população!

Confira os principais dados sobre classe social, faixa etária e previsões:

– A maioria dos usuários, 79%, são das classes C, D e E. 24% vive no Sudeste e 50% no Nordeste, respectivamente.

– A maior parte do público (46%) tem entre 30 e 49 anos. Já 36% tem entre 16 e 29 anos.
O total do público que pertence à População Economicamente Ativa (PEA) é de 82%.

CRESCIMENTO DE ACESSOS

– A pesquisa ainda mostra que, daqui há 1 ano, apenas 13% estará usando menos o Instagram. Em contrapartida, em 2020, 61% passou a usar mais. Daqui há 1 ano, 56% continuará usando do mesmo modo e 31% estará usando mais. 

– A maioria dos brasileiros acessa o Instagram várias vezes por dia! 11% deixa o app aberto o dia todo, 50% abre várias vezes durante o dia e 23% abre pelo menos 1x ao dia.

OS BRASILEIROS AMAM OS STORIES

A preferência pelos stories está bem próxima da mesma pelo feed. Enquanto 51% preferem ver e publicar fotos e vídeos no feed, 49% preferem ver e publicar nos stories.

Fique atendo as outras métricas:

38% assiste aos stories várias vezes ao dia;

31% assiste aos stories pelo menos 1x ao dia;

15% posta aos stories pelo menos 1x ao dia;

22% posta aos stories pelo menos 1x por semana.

O QUE OS BRASILEIROS FAZEM NO INSTAGRAM?

65% acompanham e curtem fotos de amigos;

60% acompanha stories de quem segue;

53% publica fotos;

48% comenta e interage nas publicações;

47% acompanha e curte fotos de empresas e marcas;

46% publica stories;

36% acompanha e curte fotos de celebridades e blogueiras;

31% participa de enquetes;

29% assiste reels de amigos.

RELAÇÃO COM EMPRESAS E ANÚNCIOS

O Instagram é uma rede social de oportunidades. Se utilizada para fortalecer relacionamentos, pode proporcionar ótimos resultados.

52% dos brasileiros já comprou produto ou serviço que descobriu no Instagram;
49% já comprou produto ou serviço indicado por alguém no Instagram;
12% já comprou um produto na loja do Instagram;
54% das pessoas que já viram anúncios no Instagram se identificaram com o conteúdo;
43% tem interesse em anúncios;
34% já comprou a partir de um anúncio.

POR ÚLTIMO E O MAIS IMPORTANTE!

47% gostam de acompanhar e curtir marcas e empresas no Instagram.

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Por Caroline Fonseca.

Fontes:
Opinion Box
Mobile Time

 

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