Tendências de mídia social para 2021 e além

Confira 5 tendências de mídia social mais importantes a serem observadas em 2021 e planeje seu conteúdo e campanhas de forma assertiva!

Conteúdos divertidos

-Em média, 32% da geração Z, geração do millennial, geração X e baby boomers dizem que “encontrar conteúdo engraçado ou divertido” é o principal motivo para usar a mídia social.

Alcance e reação

-Alcance e reação são objetivos de engajamento muito mais realistas do que a participação em massa . Forneça valor para as pessoas que veem seu conteúdo, em vez de apenas tentar fazer com que elas compartilhem de novo.

Instagram e Facebook em alta (mídia paga)

-A Hootsuite pesquisou empresas sobre onde pretendiam aumentar seus orçamentos em redes sociais em 2021. 60% afirmaram que pretendem aumentar o orçamento do Instagram em 2021 e 46% planejam fazer aumentar o orçamento do Facebook. YouTube (45%) e LinkedIn também são populares. Apenas 14% das empresas pesquisadas pretendem aumentar seu marketing TikTok.

O conteúdo de vídeo dominará

-Quer se trate de vídeos de formato curto, como os populares no TikTok ou Stories, ou de conteúdo de formato longo no YouTube, os vídeos são o futuro do conteúdo de mídia social. De acordo com um estudo da Cisco, em 2022, 82% de todo o conteúdo online será de vídeo.

Lives vieram para ficar

-Mesmo que a situação da Covid-19 melhore em 2021, a transmissão ao vivo veio para ficar. As pessoas agora estão acostumadas a interagir com as marcas online em tempo real.  Conteúdo feito por pessoas e voltado para pessoas, como transmissões ao vivo de influenciadores, pode criar confiança.

Conceitos para implementar

O marketing de influenciadores continuará a crescer

-Investir em influenciadores é muito mais barato do que veicular campanhas publicitárias pagas e, ainda assim, oferece bons resultados. Invista em uma rede de influenciadores de nicho pequenos e relevantes.

Ênfase na sustentabilidade

-81% dos consumidores acreditam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. Será fundamental para as marcas reiterarem sua sustentabilidade em 2021.

Diversidade e inclusão

-Um estudo aponta que a mudança cultural em direção à inclusão também está afetando o comportamento de compra, com 41% dos compradores saindo de varejistas que não refletem suas visões sobre identidade e diversidade – e 29% estão dispostos a mudar de marca se não mostrarem diversidade suficiente. Marcas que são vistas como não inclusivas, ou que não demonstram fazer parte da conversa sobre inclusão, devem sofrer impactos em 2021; mas, marcas que mostram abertamente seu envolvimento em causas inclusivas devem colher benefícios e impulsionar conexões mais profundas com seus compradores.

Conteúdo fácil de consumir

-Em 2020 as pessoas passaram a usufruir mais de conteúdo fácil de consumir – como podcasts. Estudos mostram que 55% dos americanos agora ouvem podcasts, e anunciantes também estão gastando mais em podcasts, o que é uma indicação de seu sucesso contínuo em 2021. Conteúdo conveniente e prontamente disponível ajudam as marcas a se conectar mais profundamente com os clientes.

Fonte: Socialbakers e Hootsuite

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