
Fique por dentro das tendências do Marketing Digital, uma das estratégias que mais cresce no Brasil para geração de novos negócios, captação de leads e posicionamento de marca
Quanto o Marketing Digital é relevante para sua empresa hoje? A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” realizada em 2019 pela Rock Content, Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Vendas B2B, revelou que 94% das empresas investiram no Marketing Digital como estratégia de crescimento do negócio. Dos participantes, cerca de 95% também afirmaram que precisam melhorar suas estratégias nesse segmento.
Seja qual for o estágio ou nível de conhecimento na área digital que a sua empresa se encontra, estar por dentro das tendências para 2020 é um bom começo. Por isso, confira 20 ideias que renderão bons resultados nesse ano:
Esse é o ano dos Podcasts. A tendência, que só vem crescendo desde 2014, teve o seu “boom” em 2019 e em 2020 promete manter o seu crescimento, ganhando espaço também entre as marcas, que começarão a ter os seus programas e produzir conteúdo específico para essa plataforma. Segundo o Ibope, 40% dos brasileiros das classes A, B e C já ouviram um podcast e o Spotify informou que, em 2019, o consumo desse recurso cresceu 67%.
Driblar o algoritmo do Facebook através de conteúdo orgânico? Se em 2019 já estava desafiador, em 2020 essa estratégia está ainda mais difícil. Isso porque o alcance de fanpages na plataforma continua caindo e, por isso, sua empresa não conseguirá fugir de anúncios no Facebook.
Você sabia que as buscas por voz já representam 20% das pesquisas? Com esse crescimento, as empresas começarão a levar em consideração esse perfil de usuário em suas estratégias de SEO para 2020.
A verdade é que todo mundo quer ter o seu: com os lançamentos da Apple TV+ e Disney+, o Netflix ganhou dois poderosos concorrentes e, as demais empresas, um ‘presságio’ de que os vídeos seguirão como principal formato de consumo na web.
A verdade é que as pessoas estão cada vez com menos paciência para marcas que querem ‘esconder o jogo’ no Instagram. Por isso, usar do recurso de compras/preço na plataforma é tendência para esse ano. Quanto mais transparente a marca, melhor!
É tempo de usar e abusar do WhatsApp, Direct do Instagram e Messager para a comunicação direta com o cliente. Muitas marcas, inclusive, estão oferecendo – no lugar da assinatura de newsletters – a participação em grupos no WhatsApp ou Telegram, com a promessa de entrega de conteúdo exclusivo.
Uma tendência também para unir as estratégias on e off é investir nos lugares instagramáveis dentro da loja ou evento. Além disso, produtos instagramáveis também são uma aposta certa. A Starbucks, por exemplo, lançou uma bebida de arco-íris que viralizou no Instagram devido ao seu estilo diferente e colorido.
Essa tendência ainda está no início, mas já apresenta um grande potencial para os próximos anos. De acordo com o relatório de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada nos negócios da Digi-Capital, o mercado de RA/RV alcançará US$ 180 bilhões até 2021. Bom ficar de olho!
Neste ano a Lei será colocada em prática e é importante que seu negócio esteja de acordo com todas as normas.
Jamais foque em somente uma plataforma de interação com seus clientes. Diversifique investimento em redes sociais, e-mails marketing, grupos fechados, podcasts e muito mais! Neste ano, o Facebook iniciará testes nos anúncios do Instagram e Whatsapp e, por isso, contar somente com essas plataformas pode ser uma estratégia fracassada.
Os stories são, atualmente, o conteúdo mais consumido pelos usuários e, por isso, é importante investir em estratégias específicas para esse canal. Uma dica: artes e fotos geram um alcance bem menor, o que funciona são os vídeos – especialmente os que tem rostos aparecendo.
Em 2020 será possível anunciar também no Status do Whatsapp!
Já entrou num site e foi convidado a participar de um chat com um ‘robô’? Essa tendência crescerá em 2020, permitindo que os processos fiquem cada vez mais automatizados para as empresas.
E-books são coisa do passado? Não é bem assim! Cada vez mais cresce o consumo de e-books e cursos gratuitos. Por isso, invista nessa estratégia para captar leads e vender o seu serviço ou produtos.
Os feeds lindos, muito planejados e harmônicos ficaram para os influenciadores digitais. Para as marcas, o que gera cada vez mais resultado é a comunicação antenada no factual. Invista no real time!
Em breve a plataforma disponibilizará a live para todos os usuários. Será uma excelente forma de engajar os seguidores através de um conteúdo de interesse dos usuários dessa rede social.
Agora, para conseguir uma boa posição no Google de forma orgânica, sua empresa também precisa se preocupar que outros sites estejam falando sobre você. Por isso, a assessoria de imprensa focada no digital vem com força para 2020. Falamos mais sobre esse serviço aqui.
Na era das redes sociais, o seu concorrente não é somente quem vende o mesmo produto ou serviço que o seu. Agora, é preciso ficar de olho em empresas de diferentes segmentos que estão captando o seu público. Invista na produção de conteúdo e não fale somente sobre o seu negócio.
Esse nicho tem crescido no mercado e, no Facebook, já somam mais de 40% os usuários da plataforma acima de 65 anos. Por isso, reavalie o seu planejamento para produzir conteúdo, produtos e serviços voltados para essa faixa etária.
A pesquisa #Hashtag Seguidores revelou que 43% dos usuários afirmam seguir influenciadores e acompanha-los diariamente. Por isso, investir no marketing de influência se mantém como um bom negócio. Mas atenção: planeje as estratégias corretas para a sua marca! Um publipost comum, por exemplo, já não gera tanto efeito como antes. Mas uma campanha estruturada com o influenciador correto pode alavancar a sua empresa.