Inbound marketing: a era da não interrupção

Quem já tem, pelo menos 30 anos de idade, cresceu acostumado à interrupção publicitária nos momentos mais inoportunos. É só pensarmos nos comerciais que dividem as programações da TV em blocos, na invasão de spams em nossos e-mails e até mesmo no surgimento das incômodas pop-ups bloqueando as nossas leituras na web.

Durante muitos anos, era basicamente assim que o marketing era utilizado: de forma invasiva e interruptiva, não dando poder de escolha aos clientes.

O comportamento de consumo vem mudando de forma drástica, sobretudo em função do crescimento da internet como meio de comunicação e das facilidades trazidas com os smartphones e tablets. A quantidade de informações disponíveis se tornou muito maior e, agora, não temos mais a figura de um simples espectador: somos todos sujeitos ativos, criteriosos, questionadores, que decidem o que querem ou não consumir.

Nesse novo cenário, existe cada vez menos espaço para o marketing de interrupção. Até porque grande parte do público prefere usar ferramentas de streaming a assistir à televisão de maneira convencional; ouvir podcasts a escutar uma rádio ao vivo; e assim por diante. Cada um faz o seu horário e determina a ordem da sua própria programação, não ficando mais escravo de uma grade pré-estabelecida e não estando mais exposto às propagandas de interrupção.

Nesse contexto, há um expressivo crescimento do Inbound Marketing, também conhecido como marketing de permissão ou marketing de atração. As marcas focam em criar para os seus consumidores aquilo que eles mais procuram na web: conteúdo de qualidade.

Ao invés de interromper o cliente, o Inbound Marketing usa conteúdos relevantes para atrai-lo, construindo um relacionamento com ele. Estabelece-se, assim, uma comunicação bilateral, na qual os consumidores também falam da empresa e por ela, tornando-se advogados da marca e agindo como influenciadores naturais.

Para realizar o Inbound Marketing, há várias ferramentas disponíveis: marketing de conteúdo em blogs e redes sociais, estratégias de SEO, newsletters, entre vários outros. Cada organização tem que escolher a sua estratégia e fazer o melhor planejamento para atingir o seu público de interesse; a sua persona.

E a sua empresa, como tem usado o Inbound Marketing? Nós, da agência A+, podemos ajuda-lo nesse desafio, idealizando e executando ações para atrair clientes a partir de conteúdos de excelência.

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