Millenials x Geração Z: como atingir cada um dos públicos com a sua estratégia de Comunicação

De um lado, um grupo dominante no mercado, que tem poder aquisitivo e dita as tendências de consumo da massa. Do outro, uma geração mais jovem, que está chegando na casa dos vinte anos e passa a ganhar influência, compondo um público vasto e que representa o futuro. Como atingir cada um deles e ter uma Comunicação eficaz e bem-sucedida? A A+ responde essa e outras perguntas no post de hoje!

Você já ouviu os termos millenials” e “geração Z”? Essas denominações são utilizadas para agrupar os perfis de indivíduos nascidos em duas diferentes épocas. Os millenials (ou geração Y) são a geração nascida em meados das décadas de 80 e 90 (1980-1994). Adultos estabilizados com suas vidas financeiras, são independentes, conectados e decididos em suas escolhas. Já eram nascidos quando a internet surgiu e por isso consomem assiduamente as redes sociais e o conteúdo online. Isso faz desse público o foco de atenção da mídia, imprensa, publicidade e entretenimento.

No entanto, uma nova gama de consumidores está se formando e é preciso estar atento a seus hábitos e desejos. A geração Z, composta pelos jovens nascidos entre o fim da década de 90 e 2010 (1995-2010), já cresceu em um mundo completamente digital e por isso tem outra percepção sobre as coisas. Segundo a Forbes, por exemplo, enquanto os millenials costumam navegar em média por até 3 telas simultaneamente, a geração Z fica presente em até 5 telas ao mesmo tempo. Isso só mostra como essa camada mais jovem está mais presente em diversos canais, atuando assiduamente nas redes.

Apesar de ambas serem digitalmente fervorosas, agem de maneira diferente na internet e em seu consumo. Para traçar uma estratégia de Comunicação ampla e que vá funcionar para cada um dos públicos, é preciso conhecer profundamente cada um deles. Dominar a área de atuação, o perfil do consumidor, suas demandas e pré-requisitos na hora de receber uma mensagem. Pronto para conhecer a fundo cada uma das gerações e adequar a sua estratégia para o público mais adequado? Preste atenção nos perfis que preparamos para cada um:

Millenials:

  • As principais redes sociais que utilizam são Instagram e Facebook.
  • Se informam através dos portais de notícia e pelas redes sociais, valorizando as atualizações em tempo real.
  • Gostam de utilizar emojis em sua comunicação.
  • Não se importam em gastar um tempo maior com a leitura para receber uma informação completa.
  • Enxergam a internet também de forma profissional, buscando oportunidades, conexões e ferramentas de trabalho (como o próprio LinkedIn)
  • Ainda tem como referência os famosos tradicionais, como astros da TV e da música.
  • Veem os influenciadores digitais apenas como forma de entretenimento.
  • Utilizam mais o e-commerce.
  • São mais suscetíveis a propagandas.
  • Buscam se destacar e consumir produtos que agregam valor, produtividade e garantia de qualidade.

 

Geração Z:

  • As principais redes sociais que utilizam são TikTok e Twitter
  • Se informam através de outras pessoas, principalmente os influenciadores digitais. Recebem o conteúdo já explicado e destrinchado através de vídeos curtos (stories ou reels), podcasts e threads.
  • Não utilizam muitos emojis em sua comunicação. Acham isso “brega” e ultrapassado.
  • Preferem os conteúdos curtos, com legendas práticas e que não demandem muito tempo para leitura ou foco.
  • Extremamente suscetíveis ao marketing de influência
  • Buscam pela interatividade, não sendo apenas o receptor, mas também o emissor da mensagem. Por isso gostam de deixar comentários, participar de enquetes e caixinhas de pergunta e fazer sua voz ser ouvida.
  • Estão sempre a par das tendências
  • Veem os influenciadores digitais como ídolos e exemplos a serem seguidos.
  • Exigem uma Comunicação multitela e multiplataforma.
  • Buscam autenticidade, diversidade, quebra de paradigmas e, principalmente, propósito nas campanhas, marcas e peças: bom posicionamento, representatividade, consciência sustentável, moda sem gênero e entre outros.

Entendeu como funciona a mente de cada público-alvo? Agora é hora de pensar estrategicamente em como a sua empresa pode falar com cada um deles. Se precisar de um faro mais apurado, conte com a Agência A+! Agora compartilhe com quem precisa desse conteúdo!

Por Victor Hipólito

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