11 passos para fazer a legenda perfeita no Instagram

Já se perguntou como criar a legenda ideal para o seu tipo de conteúdo, marca ou cliente? A A+ selecionou as melhores dicas para te ajudar a aumentar o engajamento de forma simples e assertiva no Instagram. Através de 11 passos, você aprende a passar a sua ideia, ganhar seguidores e bombar a sua estratégia de Comunicação alcançando todas as métricas e indicadores.

Vamos nessa?

  • Pratique: escreva pelo menos três opções de legenda no seu bloco de notas e vá adaptando-as de acordo com o perfil do seu seguidor e tipo de mensagem que você quer transmitir. Compare, junte, acrescente, tire… assim o resultado final escolhido sairá mais bem preparado e lapidado.
  • Mantenha a legenda curta: com até 10 palavras, a mensagem pode ser transmitida de maneira simples e concisa, sem cansar o leitor e sendo mais divulgada pelo Instagram.
  • Comece com um bom gancho: o início da legenda tem que chamar a atenção! Rolando pelo feed, o seu conteúdo tem que ser interessante o suficiente para prender o olhar do usuário e fazer ele parar para ler.
  • Utilize Call-to-Actions: fale diretamente com o seu seguidor através dos Call-to-Actions, que consistem em pedir para que ele comente, curta, compartilhe, siga, etc. Pode parecer bobeira, mas isso lembra a pessoa de fazer essas coisas e te ajuda com os números.
  • Use emojis: eles auxiliam na divulgação, dinamizam a mensagem e transmitem alegria e emoção. Não tenha medo de usar os emojis, eles são seu aliado para criar a legenda perfeita!
  • Use hashtags: as hashtags são fundamentais para um melhor posicionamento no app, divulgando o seu conteúdo para o público específico daquele tipo de postagem e fazendo suas visualizações crescerem.
  • Faça perguntas: isso gera mais engajamento com os seguidores respondendo nos comentários.
  • Aborde temas e eventos relevantes e atuais: una seu conteúdo com aquilo que está bombando! Um reality show famoso, um jogo de futebol importante, um lançamento musical… tudo isso gera identificação, humaniza o seu perfil e impacta diretamente no apreço do usuário pelo seu conteúdo.
  • Use quotes e mencione outras páginas: assim você herda o conteúdo delas e também as dá maior visibilidade, compartilhando um pouco do que eles fazem e trocando indicações.
  • Foco no storytelling: toda legenda deve ter um início, um meio e um fim, independente do tamanho. Não perca o fio da meada e passe a mensagem completa, dando detalhes sobre o produto e serviço de maneira clara.
  • Seja humano: são pessoas que estão do outro lado, com sentimentos e corações. Apele para o emocional e crie uma conexão com cada uma delas. Aquilo que funciona para você, provavelmente também vai funcionar para uma outra pessoa e é isso que gera o compartilhamento e a recorrência no seu perfil.

Gostou das dicas? Então utilize elas no seu Instagram para colher os melhores resultados na sua estratégia de Comunicação. Não deixe de compartilhar com um amigo e conferir nossos últimos posts aqui do blog ContA+!

 

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