5 maneiras de ser um grande profissional de RP durante o ano mais estranho de todos

Os profissionais de RP são mestres em esperar o inesperado, mas é justo dizer que 2020 confundiu todos.

As pandemias duplas de injustiça racial sistêmica e COVID-19, e consequências econômicas subsequentes, afetaram tudo, desde a forma como conduzimos os negócios até o que dizemos e como e quando dizemos.

Até mesmo os profissionais de RP mais progressistas destruíram os planos anuais que começaram a implementar em janeiro e começaram do zero.

Em meio a esse caos, como podemos causar impacto? Podemos cortar o barulho? Como podemos aconselhar melhor nossos clientes?

Durante provavelmente o ano mais estranho já registrado, como podemos nós, profissionais de RP, permanecermos no topo do nosso jogo? Aqui estão cinco regras a seguir (e cinco coisas a evitar):

  1. Mantenha o foco do laser nos objetivos.

É sempre importante compreender os objetivos, desafios e necessidades de um cliente, bem como a dinâmica de negócios externos. Esta é a melhor – e única – maneira de garantir que alcançamos as pessoas certas, no momento certo, com a mensagem certa que faz a diferença. Com tantas empresas lutando agora, a necessidade de mostrar o ROI é maior do que nunca. Saiba o que é importante e mantenha o foco nos KPIs.

  1. Seja extremamente eficiente.

Se você está focado em alcançar objetivos, deve saber que o resultado é muito mais importante do que a produção. Por exemplo, seu banco de dados de mídia pode oferecer uma lista de 500 repórteres para contatar para seu próximo anúncio. É muito improvável que você precise apresentar tantos repórteres com uma única notícia. É ainda menos provável que mais do que uma fração irá cobri-lo.

Normalmente, é muito mais eficaz identificar de 10 a 15 contatos em veículos que cobrem as notícias que você está lançando e que fornecem notícias para o público que importa para seus clientes. Cortar essa lista torna você mais eficiente e mais provável de entregar resultados significativos.

  1. Assuma riscos.

Por muitas razões, incluindo a proliferação da competição de notícias, ficou mais difícil chamar a atenção de um repórter e, provavelmente, de seus clientes. Todos nós temos mais coisas para fazer, especialmente com o fechamento de escolas. Embora esteja sempre atento ao tom (e objetivo – veja o nº 1), agora é a hora de ser ousado.

Corra riscos para cortar o ruído. Com o tempo, os que assumem riscos e os que fazem mudanças nesse campo sairão vitoriosos.

Evite reutilizar as mesmas velhas ideias, que podem se revelar inúteis neste clima incomum. Entenda o ambiente de seu público e encontre uma nova maneira de chamar sua atenção.

  1. Esteja visível, mesmo quando estiver trabalhando remotamente.

Outra complicação atual? A maioria de nós está no trabalho remoto.

Lembre clientes e colegas de que você é essencial, agregando valor que é relevante agora. O pessoal de relações públicas é mais eficaz quando somos os primeiros a obter informações. Mesmo quando as reuniões pessoais são impossíveis, apresente-se aos clientes rapidamente com ideias para ajudá-lo a resolver problemas e cumprir metas.

Uma maneira virtual de ajudar um cliente a ver uma oportunidade? Provavelmente, vocês dois estão no LinkedIn. Compartilhe algo importante em uma mensagem direta ou marque-os nos comentários. Em seguida, faça o acompanhamento com um telefonema.

  1. Priorize a reputação de longo prazo sobre os ganhos de curto prazo.

Em caso de dúvida, concentre-se nas pessoas e coloque-se no lugar do público. O que eles precisam saber? Por outro lado, o que pode ser ignorado ou pode ser desagradável?

Nesta era, a comunidade vem antes dos negócios. Quando você entrega uma mensagem, seja autêntico e empático. Com o tempo, a economia vai se recuperar, mas se você disser ou fizer algo insensível, sua reputação pode não melhorar.

Evite a lacuna do dizer-fazer. Certifique-se de que as ações comerciais do cliente correspondam à mensagem. Isso é especialmente importante agora, quando as pessoas estão confusas e com medo. Eles precisam de transparência e segurança.

Este é um momento difícil para os profissionais de RP, e as regras do jogo mudaram, mas os fundamentos não. Podemos ser os melhores no que fazemos agora, mantendo o foco e investindo, demonstrando valor e mostrando coração. Juntos, vamos superar.

*Artigo escrito por Lisa Fels Davitt (fundadora e CEO da Succession Communications)
Fonte: PR Daily 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

oito − cinco =