TikTok revoluciona o mercado de apps e impacta a Comunicação
Você já deve ter percebido uma padronização nas redes sociais recentemente, que estão seguindo uma mesma fórmula de sucesso: a do TikTok. O aplicativo que conquistou o público através de conteúdos curtos, verticais, no formato de vídeo, e que são capazes de transmitir uma mensagem completa em poucos segundos, ditou tendência e fez com que outros seguissem seus passos, como por exemplo o semelhante Kwai e os já conhecidos Instagram com o Reels, YouTube com o Shorts e mais recentemente o Pinterest com o Idea Pins.
Esse tipo de adaptação é totalmente comum no mercado de apps, que estão constantemente se atualizando para atender às demandas de um público plural. O mesmo aconteceu com o Snapchat, inventor de um conceito que logo em seguida foi atribuído ao Instagram na forma dos Stories. Não existe cópia, mas sim uma eterna busca para superar os concorrentes, oferecendo ferramentas que promovam maior interatividade e entretenimento.
Na sociedade atual, na qual as pessoas estão sempre com pressa e desejam receber pílulas de conteúdo cada vez mais rápidas, esse tipo de modelo deu certo e supriu todas as carências do público, que é capaz de consumir diversos materiais em pouco tempo. Pensando nisso, o trabalho de social media também teve que se reinventar, se adequando a uma nova geração de seguidores e, consequentemente, consumidores.
A A+ selecionou hoje alguns insights que devemos ter em mente para um trabalho assertivo nas redes sociais em 2021, sobretudo pensando no formato TikTok que conquistou multidões. Está pronto para surfar na onda do momento e bombar sua estratégia do Comunicação através de um posicionamento adequado online?
- A palavra-chave é interatividade, possível de ser promovida através dos challenges e call-to-actions;
- É preciso optar por conteúdos mais “mastigados”, mais ágeis e de entendimento instantâneo;
- Esteja por dentro do que está bombando e aproveite as trends na sua estratégia;
- Entenda os memes do momento e use-os a seu favor;
- Prefira vídeos e legendas curtas, o tempo que seu consumidor passará no seu perfil é curto e você precisa chamar atenção;
- Seja criativo e inovador, tendo uma linguagem própria e adaptando todos os conteúdos para ter a sua identidade.
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