Campanhas elegem meses e cores para conscientizar a população sobre questões de saúde
Qual é a cor da sua luta?
Em um mundo globalizado, é cada vez mais latente que as empresas, formadores de opinião e marcas cedam seus espaços para alertar sobre causas importantes. O calendário relacionado as datas no Brasil foi produzido pela FIOCRUZ e ajuda na programação para diferentes campanhas ao longo do ano. Confira:
■ JANEIRO ROXO
Esclarece a população sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença que causa incapacidades físicas permanentes, principalmente nas mãos, pés e olhos
■ JANEIRO BRANCO
Campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, sensibilizando mídias, instituições sociais, públicas e privadas
■ FEVEREIRO LARANJA
Alerta para a leucemia, um dos tipos mais comuns de câncer, com mais de 250 mil casos por ano no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)
■ FEVEREIRO ROXO
Aponta para o Alzheimer, que afeta memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença; no Brasil, 1,2 milhão
■ MARÇO AZUL-MARINHO
O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum no país. A escolha do mês foi devido ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, 27 de março
■ ABRIL VERDE
Dedicado à saúde e à segurança no ambiente de trabalho; 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
■ MAIO AMARELO
Levanta o debate sobre prevenção de acidentes de trânsito, com campanhas anuais que envolvem o poder público e a sociedade civil
■ JUNHO VERMELHO
Criada pelo movimento Eu Dou Sangue, em 2011. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue
■ JULHO AMARELO
O mês se divide na conscientização da população sobre a prevenção às hepatites virais e à importância do diagnóstico precoce do câncer ósseo, para um tratamento mais rápido e efetivo.
■ AGOSTO DOURADO
Mês da conscientização do aleitamento materno. Segundo os idealizadores da campanha, os momentos de amamentação são “horas de ouro”
■ SETEMBRO AMARELO
A campanha tem como objetivo a prevenção do suicídio. Apesar de ser uma ação mundial, só foi iniciada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)
■ SETEMBRO VERMELHO
Para conscientização sobre as doenças cardiovasculares, é no mês em que se celebra o Dia Mundial Do Coração (29)
■ OUTUBRO ROSA
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença
■ NOVEMBRO LARANJA
Chama a atenção para a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, que é o som contínuo percebido nos ouvidos ou na cabeça sem um estímulo sonoro externo
■ NOVEMBRO AZUL
Alerta para os riscos de câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e que é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas
■ NOVEMBRO AZUL
No dia 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, mas no Brasil o mês todo é dedicado à prevenção da doença
■ NOVEMBRO DOURADO
Chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer Infantojuvenil. No dia 23, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil
■ DEZEMBRO LARANJA
Para prevenção do câncer de pele, o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano
■ DEZEMBRO VERMELHO
O laço vermelho, um dos pioneiros nesse tipo de campanha, reforça a luta contra a aids, cujo dia mundial é 1º/12