Como grandes marcas mantém sua presença maciça nas mídias sociais?
Se você já se perguntou como grandes marcas mantém sua presença maciça nas mídias sociais, não está sozinho. É uma proeza impressionante gerenciar vários canais, e também responder a clientes e outras perguntas em tempo hábil.
Essas grandes marcas (e muitas outras empresas também) utilizam um calendário de conteúdo de mídia social com agendamento e automação para publicar seu conteúdo.
Mas, como realmente criar um? Se você reservar um tempo para fazer isso da maneira certa, estará no caminho de um processo editorial de mídia social otimizado e contínuo.
Confira as dicas da Socialbakers, plataforma que oferece esse serviço.
- Identifique seus objetivos de mídia social
Se você deseja renovar toda a sua presença nas mídias sociais ou conquistar mais seguidores no Instagram, é importante identificar e definir seus objetivos. Portanto, reserve um tempo para definir as metas de mídia social SMART que você pode usar para acompanhar seu progresso.
Antes de avançar, verifique se sua estratégia de conteúdo de mídia social está alinhada com seus objetivos de negócios a longo prazo. Pode parecer óbvio, mas é fácil ignorar.
- Avalie perfis e conteúdo de mídia social existentes
A análise do seu estado atual ajuda a identificar estratégias e plataformas que você pode melhorar ou refazer inteiramente. Comece criando uma planilha para acompanhar o crescimento (ou declínio) de cada perfil ao longo do tempo.
Certifique-se de monitorar os KPIs apropriados que estejam alinhados com as metas definidas na etapa um. Você pode acompanhar coisas como:
- Número de seguidores / assinantes
- Compromissos (curtidas / comentários / corações / retweets)
- Taxas de cliques por plataforma
Independentemente do que você decidir monitorar, verifique se cada KPI está de acordo com seus objetivos. Caso contrário, não é necessário gastar tempo pesquisando essas estatísticas, porque elas não significam nada.
Além disso, este é um ótimo momento para revisar sua equipe e seus papéis na estratégia de mídia social. Verifique se todos sabem o que estão encarregados de seguir em frente.
- Identifique canais de mídia social para usar daqui para frente
Não é surpresa que o uso de cada plataforma de mídia social leve tempo e esforço. Portanto, use esse tempo para avaliar seu desempenho em cada plataforma e decidir se vale a pena usá-lo no futuro.
Algumas plataformas são ótimas no envolvimento da comunidade, mas podem não funcionar bem ao aumentar seu tráfego. Outros podem gerar muitas vendas, mas não ajudam a criar uma comunidade acolhedora.
Pense de volta aos seus objetivos. Decida quais canais valem a pena usar no futuro. Se algum deles for novinho em folha, reserve um tempo para aprender a usá-lo e certifique-se de que todos na equipe os entendam também.
- Crie uma biblioteca de ativos digitais
Sua biblioteca de ativos digitais abriga todos os seus elementos de marca, imagens e outros recursos visuais de mídia social que você tem ao seu alcance. Ter uma biblioteca de conteúdo de mídia social facilita o compartilhamento e o armazenamento de ativos.
Este também é um excelente momento para adicionar novo conteúdo visual à sua biblioteca. Nas mídias sociais, o visual percorre um longo caminho. Portanto, você pode considerar criar:
- Infografia informativa, divertida e educacional
- Fotos sinceras e reais de produtos de usuários fiéis
- Vídeos animados curtos, cativantes e profissionais
- Fotografia de estoque personalizada para sua marca
- Defina e organize uma agenda de postagem nas mídias sociais
Sente-se com sua equipe e decida os melhores horários para postar e com que frequência você postará em cada um dos canais que escolheu na etapa três. Pode ser útil mapeá-los usando uma visualização semanal, para que você possa ver quanto conteúdo precisa planejar.
Se você está preocupado com a falta de conteúdo, o uso de uma ferramenta de curadoria de conteúdo de mídia social orientada por IA pode ajudar a preencher as lacunas com postagens hiper-relevantes que você pode compartilhar com seu público.
- Desenvolva um processo de brainstorming para publicação de conteúdo
Agora que você sabe exatamente quanto conteúdo precisa planejar, é hora de estabelecer um fluxo de trabalho com sua equipe. Isso deve começar na fase de brainstorming (antes de você ficar sem o conteúdo planejado) e terminar com um calendário de conteúdo completo.
Você deseja identificar um processo para:
- Brainstorming de novos conteúdos regularmente
- Desenvolvimento de temas e idéias gerais de tópicos
- Escrever conteúdo e adicionar visuais apropriados
- Curadoria de conteúdo relevante para preencher as lacunas
- Revisão antes da publicação das postagens (ou seja, um software de aprovação de conteúdo)
- Carregue tudo no seu calendário de conteúdo de mídia social
Depois que você tiver fluxos de trabalho, você e sua equipe deverão começar a preencher seu calendário de conteúdo de mídia social seguindo os processos descritos na etapa seis. Pode levar várias iterações para que tudo corra bem.
Portanto, seja paciente e aberto a idéias enquanto trabalha com seus processos pela primeira vez. E lembre-se de que seu plano de conteúdo de mídia social é fluido por um motivo. Não é imutável, mas uma orientação para manter as coisas fluindo de maneira organizada.
FONTE: https://bit.ly/3ePasFE
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