Saúde mental se torna tema universal

Saúde mental se torna tema universal

Um tema que está muito em voga atualmente é o da saúde mental. Com cada vez mais pessoas se voltando para o assunto, devido ao amplo debate promovido pela mídia, esse tema que antes era tratado como um tabu passou a ser abordado pela massa, sobretudo após a chegada da pandemia, que fez o Brasil se tornar líder entre os países com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) segundo a USP. A busca por informação e tratamento tem se intensificado e isso gerou uma demanda para a Comunicação no geral.

Um exemplo claro da importância da mesma, que repercutiu recentemente no mundo todo, foi o caso da ginasta americana Simone Biles, um dos destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, que desistiu da competição em prol de sua saúde mental. Ao fazer isso, a jovem dá uma poderosa lição de liderança aos espectadores, ensinando que: quando não puder fazer bem, saia do caminho.

Muito além do Setembro Amarelo, que ficou conhecido pela campanha de prevenção ao suicídio, a saúde mental deve ser discutida durante o ano inteiro, pautando o dia a dia das empresas e estando presente em qualquer estratégia de trabalho.

Pensando em como trazer essa importante discussão para o trabalho de Comunicação, a Agência A+, que possui o prêmio GPTW (Great Place to Work) que reconhece o ambiente de trabalho como um dos melhores lugares para se trabalhar, trouxe dicas para abordar o tema de maneira segura e responsável, trazendo luz à causa saúde mental e conscientizando mais pessoas.

  • Seja o mais inclusivo possível nas artes e campanhas, para que todos se sintam representados e lembrados em suas peças.
  • Use uma linguagem universal, que suporte o maior número possível de pessoas e não exclua nenhum tipo de público.
  • Relembre datas e causas importantes, trazendo à tona discussões importantes como o próprio Setembro Amarelo.
  • Lembre-se que essa causa não deve ser lembrada apenas nas efemérides. Estar sempre alinhado com o discurso de positividade, receptividade e apoio utilizado durante as campanhas é essencial para agregar valor e credibilidade ao seu negócio.
  • Tenha responsabilidade social dentro e fora da sua empresa, tanto com os colaboradores, quanto com os clientes. Assim o posicionamento será coerente e de acordo com a imagem que o mercado tem da marca.
  • Esteja sempre em dia com as pautas relacionadas à saúde mental, diversidade e causas sociais.

Aprendeu um pouco mais sobre a universalidade do tema saúde mental e a importância de trabalha-lo dentro da Comunicação? Então compartilhe com mais pessoas que precisam ser impactadas por esse conteúdo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

sete + onze =