Dicas para gravar o seu podcast

Dicas para gravar o seu podcast

O que é um Podcast, afinal?

Os podcasts são conteúdos de áudio, muito parecidos com o rádio. A diferença entre eles é que os episódios do podcast são gravados, permitindo que o ouvinte possa escutá-los onde estiver, na hora que preferir. Este tipo de conteúdo caiu na graça do público e o Brasil já é o terceiro país que mais consome o formato no mundo. Esteja atento a este movimento, o sucesso ao realizá-lo pode criar ótimas oportunidades de aproximação com seu público.

Por que é interessante apostar neste conteúdo?

Um dos pontos que faz com que os ouvintes sejam fiéis aos podcasts que escutam, é o fato de serem o que chamamos de audiência ativa – estes ouvintes buscaram o conteúdo com base em assuntos que são interessantes para eles -. Além disso, os podcasts têm o poder de unir as marcas a diferentes públicos, seja com conteúdo voltado para a informação, entretenimento e até mesmo com a inserção de um anúncio durante o episódio.

E agora, como ter um podcast de sucesso?

Agora que você já sabe do se trata um podcast e entendeu o valor por trás deste conteúdo, vamos passar um guia para você colocar a mão na massa e experimentar este formato que é um sucesso:

Escolha seu tema:

Sobre o que você gostaria de falar? Qual seria o tipo de conteúdo do seu podcast (voltado para informar ou entreter)? Essas são as perguntas básicas que você deve fazer para entender qual o tema trabalhado durante o seu podcast. E não se preocupe, você não precisa criar conteúdos infinitamente. Este formato permite que você encerre uma série de episódios depois de falar sobre o tema de interesse.

Atenção com a pré e pós-produção:

É necessário pouco para produzir um podcast, mas é preciso cuidado para garantir um conteúdo de qualidade. Produza um roteiro que tenha abertura, assuntos que serão abordados e encerramento. Possua um bom microfone e grave o áudio em um local silencioso (estes pequenos detalhes fazem toda a diferença, acredite!). Por fim, mas não menos importante, aposte em uma boa edição: corte os espaços que não fazem sentido e aproveite dos efeitos especiais para ambientar o seu ouvinte.

Publique seu podcast:

Depois de estar com o podcast pronto, é preciso colocá-lo no ar. Para isso, existem as hospedagens e distribuidores, como é o caso do Anchor, que é gratuito e dispara o conteúdo para diferentes plataformas (Spotify, Apple Podcasts, entre outros) ou SoundCloud, uma plataforma online de áudio conhecida mundialmente.

As possibilidades para serem trabalhadas são diversas, a dica da A+ é que você esteja atento à persona que pretende atingir.

Recentemente, o nosso cliente de relações públicas, Rio Indústria, participou do GovCast, o podcast do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A entrevista foi gravada nos estúdios da Rádio Roquette Pinto, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, o presidente Sérgio Duarte falou sobre as oportunidades para o desenvolvimento do setor industrial, com projetos para a Baixada Fluminense. Ouça aqui!

Gostou do conteúdo? Então coloque na agenda: todas as terças e quintas-feiras, a Agência A+ traz conteúdos que ajudam você a levar sua empresa para o próximo nível!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

dezesseis − 7 =