Equipe antenada x equipe alienada: como evitar a alienação dos seus colaboradores pelo ambiente digital

Equipe antenada x equipe alienada: como evitar a alienação dos seus colaboradores pelo ambiente digital

O número de usuários das redes sociais aumentou no último ano e junto com ele o tempo de uso também. Hoje, um ser humano fica, em média, 6 horas e 43 minutos online por dia

O mundo já conta com mais de 4,5 bilhões de pessoas que utilizam a internet de alguma maneira, dessas, 3,8 bilhões estão presentes nas redes sociais. 

A tecnologia surgiu como forma de auxílio, porém a alienação infelizmente se tornou realidade nos mais diversos ambientes digitais. Seja no seu trabalho, na sua casa, nas escolas ou faculdades, o vício tomou conta da população.

A quantidade de informação que é transmitida acaba influenciando diretamente nesse movimento. Pense no seguinte, de acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma Fake News se espalha dezesseis vezes mais rápido do que uma notícia comum, já que a busca pelo inusitado ou pelo surpreendente gera uma admiração por parte do público.

Ou seja, as mídias de forma silenciosa acabam manipulando as informações e a comunicação que chega na sua tela, independente se aquele conteúdo é verdadeiro ou não, o interesse por trás de uma novidade é constante e preocupante.

A alienação digital

A todo momento buscamos estar conectados, tanto para o trabalho quanto para o prazer, na internet. Ao passo que essas ferramentas acabam perdendo os seus “poderes”, por exemplo, quando a internet cai ou falta luz, parece que uma extensão de nós está faltando. 

Além disso, os efeitos negativos são diversos. O contato direto com uma realidade “de mentira”, o acúmulo de informações diárias, a adaptação cultural dos dispositivos digitais em qualquer idade, o aumento do preço desses produtos, todos esses motivos acabam demonstrando um lado negativo no cotidiano de cada pessoa.

Imagine uma pessoa que já não está feliz com a sua vida, ao entrar nas redes sociais para se distrair ela irá se deparar com milhares de corpos “perfeitos”, de rostos com a pele lisa, de aventuras cheias de viagens e experiências gastronômicas, de produtos e serviços que ela jamais conseguirá comprar. Não é difícil pensar no que esse efeito a longo prazo irá causar em qualquer indivíduo. 

Não é atoa que a geração atual se transformou em um coletivo de pessoas ansiosas e com diversos outros problemas sociais e mentais. E mesmo vivendo em um período onde as empresas e as plataformas estão conscientes sobre esses problemas, os usuários continuam acostumados com a dinâmica e, portanto, acabam não largando o vício.

Essa cultura prejudicial pode atrapalhar todos os ambientes que habituamos, inclusive os locais de trabalho.

Dicas para melhor a dinâmica na sua empresa

As empresas não conseguem mais se projetar no mercado sem uma equipe própria ou terceirizada de marketing e comunicação. A habilidade de se conectar nas redes sociais e entender a demanda do público por meio das tendências de conteúdo se tornou um aspecto básico para qualquer setor.

Porém, a linha tênue entre uma equipe antenada e uma equipe alienada se tornou pequena. Por esse motivo, separamos algumas dicas que poderão auxiliar os seus colaboradores a não se viciarem e a não utilizarem dos dispositivos digitais como extensão do próprio corpo. 

Não se abale por pessoas ou empresas tóxicas

Ao trabalhar diariamente com o ambiente digital, infelizmente nos deparamos com pessoas ou empresas que são tóxicas por natureza e que acabam não conseguindo digerir o sucesso do próximo.

Para evitar se envolver em alguma discussão sem sentido e atrasar o seu crescimento profissional, exclua ou evite contato com essas figuras. Em um primeiro momento pode parecer pouco efetivo, porém ao longo prazo a sua saúde mental agradecerá.

A negatividade acaba afetando o seu organismo sem você perceber. E o mesmo serve para o movimento contrário, ou seja, se circule de lideranças, parceiros e clientes positivos que entendam o processo e respeitem as suas decisões. As nossas atitudes são refletidas a partir do ambiente em que nos desenvolvemos.

Tente diminuir o uso dos grupos do trabalho fora do horário comum

O horário de trabalho existe por um motivo em questão, para trabalhar. Ao levar todo esse trabalho para o momento de lazer ou ócio dos seus colaboradores, o seu negócio pode estar incentivando uma alienação por parte da sua equipe. 

Claro que debater e alinhar sobre um post, story ou campanha em questão não fará nenhum mal, porém tome cuidado com a frequência do uso dos grupos do trabalho fora do horário determinado. O descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação diária e para a produtividade do coletivo. Uma empresa cansada é uma empresa improdutiva.

Não compartilhe informações ou notícias sem checar a veracidade delas

As Fake News estão por toda parte. Portanto, cabe a você trabalhador dessa área evitar compartilhar notícias falsas que podem influenciar negativamente nos mais diversos campos do conhecimento, desde uma propaganda fake de uma multinacional, até sobre as consequências de uma vacina x. 

Ao propagar com frequência essas informações, a sua empresa fica manchada para o resto do mercado. Apesar da tentação de se tornar pioneiro em algum movimento, sempre cheque as fontes por trás de cada conteúdo.

Evite estar conectado o tempo todo

As notificações dos smartphones nunca param, sempre querem que você dê aquela última conferida. Essa dependência não é saudável para ninguém, portanto, o primeiro passo é desativar as notificações de aplicativos que não sirvam para o ambiente de trabalho e que só irão te distrair. 

Ao perceber o mundo que está a sua volta, diversos insights e ideias poderão surgir na sua cabeça, já que nem toda resposta está na internet. As conversas com seus parceiros e clientes se tornará mais natural e os feedbacks aparecem como uma forma de melhoria.

Lembre-se que uma relação saudável com a tecnologia dentro das empresas pode transformar o seu local de trabalho em um ambiente ideal para crescer e ser produtivo. 

Uma relação de equilíbrio é benéfica para seu crescimento

Ao assimilar essas estratégias com o ecossistema empresarial que você vive, provavelmente o céu se tornará o limite para o crescimento do seu negócio. 

Uma relação equilibrada com o ambiente digital é o objetivo ideal por trás da criação de cada ferramenta inovadora. Todas as ferramentas em questão foram construídas para auxiliar o ser humano na sua evolução, porém o trabalho é contínuo e diário, não adianta utilizar de um bem positivo de uma forma negativa.

As empresas que colocam o bem-estar e a saúde mental dos seus empregados em primeiro lugar acabam acelerando a produtividade de todo o negócio. Uma empresa unida e feliz é a fórmula para o sucesso.

Agência A+ é GPTW

Poucas empresas no mundo têm a chance de se denominarem como ótimas para se trabalhar. E a Agência A + faz parte desse seleto grupo. Em 2022, pelo 4º ano consecutivo, fomos selecionados como uma empresa “Great Place to Work” pelo mercado dentro da nossa categoria (agência boutique).

Apesar de trabalharmos com o ambiente digital diariamente, a nossa relação equilibrada nos garante o sucesso que colhemos a cada processo. Aqui cada empresa é única e cada colaborador é essencial. O resultado é o nosso objetivo final e o amor é a nossa base.

Agilidade, criatividade e experiência nos definem tanto no presente quanto no futuro. A Agência A + transformou a forma como enxergamos o mundo há mais de uma década, sempre se posicionando como benchmarking para as demais agências.

Gostou do conteúdo postado? Então siga as redes sociais da A + para futuras novidades e acompanhe o nosso blog para elevar sua empresa para o próximo nível!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

dois × dois =