Identidade visual para suas redes sociais

Identidade visual para suas redes sociais

O número de usuários das redes sociais já é gigantesco e a tendência é que ele continue crescendo com o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas inovadores

Basta um segundo para formarmos a nossa primeira impressão sobre alguém. Pesquisas apresentadas no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos mostram que no momento em que batemos o olho em uma pessoa, já desenvolvemos uma opinião tão forte que até fatos futuros são incapazes de mudá-la com facilidade. 

E o mesmo acontece no ambiente empresarial. O primeiro contato que o mercado tem com a sua empresa é o que define como os próximos passos serão dados, se ele se interessa pelo seu produto ou serviço ou apenas procurará uma opção mais atraente. 

Portanto, nesse texto iremos explicar a importância de uma forte identidade padronizada e integrada, além de fornecer algumas dicas para te auxiliar nesse caminho.

Identidade Visual

Por esse motivo, a identidade visual tem um grande papel na consolidação do seu nome no mercado. Ela vai mostrar as suas principais características, sua estratégia, seu objetivo e a forma como você conversa com seu target. 

Um erro bastante comum é considerar que uma identidade visual é apenas o logotipo da marca. Criar a logomarca é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de uma identidade marcante e sólida.

Ela vai além de símbolos, tipografias, cores e imagens, é a percepção que o seu público-alvo tem de você quando ele olha para o seu negócio e percebe se o visual, a história e os seus valores estão integrados. 

O principal erro na comunicação digital é quando não ocorre a integração e padronização da sua identidade visual em todas as suas redes sociais. Imagina um cliente olhar para o seu Instagram, depois ler um artigo no seu blog, por último dar uma checada no seu Twitter e todas as redes apresentarem propostas e temáticas diferentes. Ele se sentiria desconfortável e confuso, por isso devemos prestar bastante atenção quando criamos e divulgamos uma identidade visual.

Dicas

Estabelecer uma identidade visual e integrá-la com a sua marca não é tão impossível quanto parece. Pensando nisso, A Agência A+ resolveu separar algumas dicas que te auxiliarão nesse caminho:

Definição do target

O primeiro passo para garantir uma identidade visual com um efeito positivo é conhecer e definir o seu target. Não economize em se aprofundar nesse assunto, tente imaginar quem de verdade consome sua marca, qual a idade dessa pessoa, seu gênero, onde mora, quanto ganha e o que gosta de fazer. 

Quando você se comunica sem saber ao certo com quem transmitir essa mensagem, a indefinição sobre o formato e a mensagem em si acaba acontecendo. Não cometa esse erro, já que todo o funcionamento digital do seu negócio se baseará na persona que criou.

Caso esteja com dificuldades criativas, uma outra dica é analisar os concorrentes da marca, dessa forma você analisa de forma mais assertiva as tendências e demandas atuais do mercado.

Logo

Uma logo não é a salvação de marcas, porém é por meio dela que a empresa chamará atenção nas redes sociais. O seu símbolo deve ser a síntese perfeita da alma do seu negócio. 

Uma tendência que vem regulando o mercado de logos atualmente é a simplificação delas. Diversas multinacionais optaram pelo conceito simplista, já que passa um ar de interatividade e acolhimento para o público, ou seja, ele se aproxima de forma natural.

Importante lembrar, não é porque se trata de um visual minimalista que não é complexo ou atrativo. Um bom design é peça chave para estimular o engajamento nas redes sociais e no longo prazo os resultados e números do seu perfil só tendem a crescer. 

Paleta de cores

Uma parte importantíssima que acaba estando presente em toda etapa de produção de conteúdo é a paleta de cor. Por meio dela será definida todas as etapas da sua criação visual, desde as publicações até mesmo influenciando a configuração da logo.

É essencial que as cores sejam definidas entre primárias, secundárias e terciárias, dessa forma as suas publicações conseguiram conversar entre si e as suas plataformas poderão se interligar através da mesma paleta.

Uma paleta necessita ser flexível para conseguir suprir todas as opções criativas da marca e ao mesmo tempo acessível para as diversas plataformas do negócio, já que a integração deve ser fundamental em todo o processo.

Além disso, toda cor tem uma psicologia por trás, portanto, é preciso um estudo sobre quais cores utilizar sempre visando qual mensagem você deseja passar para seu cliente.

Fotografia

Um passo primordial é um banco de imagens e uma identidade fotográfica. Definir o tom e o objetivo de cada foto que será utilizada nos seus feeds será crucial para a construção de um perfil convidativo. 

Caso sua empresa não consiga produzir as próprias fotos com a personalização e demanda necessária, opte por um banco de dados de qualidade. Lembre-se, ter uma gama de fotos de alta qualidade e que conversam com todas as tendências do mercado vale cada centavo investido.

Tipografia

As fontes são o complemento ideal para qualquer composição visual da sua marca. Por meio do formato das letras, você consegue transmitir o tom da marca de forma clara. Por exemplo, fontes mais abstratas remetem a um público mais jovem, enquanto que  fontes simples transmitem um ar profissional.

Uma dica importante é utilizar mais de uma fonte, dessa forma os seus posts ficarão mais dinâmicos e o leque de layouts possíveis acaba expandindo. Quando uma empresa usa apenas uma fonte em todas as redes, a monotonia toma conta da sua página e espanta o target.

Todos os recursos citados acima têm o intuito de gerar uma harmonia para as suas redes sociais e criar uma identidade visual capaz de atrair o seu target. Além disso o seu feed passará a ser homogêneo, padronizado e único, aspectos muito importantes para um mercado que está cada vez mais exigente.

A+ Social Media

O marketing digital muitas vezes é visto como um gasto, porém é essencial enxergar ele como um investimento. Atualmente todas as empresas necessitam de uma rede social integrada e uma identidade visual chamativa para gerar resultados no ambiente digital.

Uma marca com identidade forte e presente em todas as suas redes consegue gerar autenticidade e credibilidade para futuros clientes, além de fidelizar aqueles que você já tem.

Nós da A + somos especialistas no ambiente digital e na produção de conteúdo que chamará a atenção ao máximo do seu público. Estamos antenados em qualquer tendência em qualquer rede social para garantir a maior eficácia das publicações elaboradas.

Uma equipe de digital eficaz consegue transformar uma empresa para no tempo em um negócio ambicioso de sucesso. Nós trabalhamos com todos os processos do ambiente digital para garantir que o seu público se sinta abraçado, ou seja, influenciamos desde a criação de uma persona até o desenvolvimento de stories atrativos.

Gostou do conteúdo postado? Então siga as redes sociais da A + para futuras novidades e acompanhe o nosso blog para elevar sua empresa para o próximo nível!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

cinco + 11 =