Ferramentas da comunicação digital que impulsionam o agronegócio
O agronegócio é um dos setores que mais impactam o PIB brasileiro. Por esse motivo as estratégias de comunicação são um ponto chave para o sucesso.
A comunicação digital é uma ferramenta necessária para fortalecer o seu negócio por inteiro. Desde tornar a sua produção mais eficaz até conseguir promover a sua marca para diversos portais agrícolas, tudo se torna possível com as estratégias corretas.
Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), em artigo publicado recentemente, o agronegócio deve estar inserido nesta nova era do marketing digital.
Ou seja, as empresas precisam inovar na metodologia de comunicação. Por isso, nós da A +, trouxemos algumas dicas que irão auxiliar no crescimento do seu negócio no ambiente digital.
Fatores que devem ser incluídos nesse processo
Traçar uma persona
O primeiro passo nesta jornada é definir a sua persona. Você, empreendedor, irá criar uma pessoa fictícia que traduz as necessidades, medos e vontades do seu público-alvo. Através dessa persona, as decisões de comunicação serão mais assertivas e eficazes, já que a sua mensagem será direcionada com um norte já fixado anteriormente.
Como estamos falando do setor agrícola, seria ideal a sua persona construída conter a região em que vive, a idade, o tipo de cultivo que procura, o emprego atual e as necessidades diárias.
Presença nas redes sociais
A segunda parte desse processo é estar presente nas diversas redes sociais. Desde o Instagram até mesmo o TikTok.
Atualmente o ambiente digital é o caminho ideal para se comunicar com o seu consumidor. Por meio das publicações voltadas para a persona que você definiu, o seu produto irá chegar no ponto final de forma fácil e intuitiva, além de estabelecer uma relação de fidelidade com os seus compradores.
E claro, as empresas que se tornam presentes nas redes sociais, acabam encontrando novos parceiros e até mesmo descobrem outros formatos de gerar lucratividade.
Integração dos sistemas de comunicação
Depois de criar as suas redes sociais, unificar todas as suas contas e outras plataformas como sites, blogs e YouTube será um divisor de águas no processo de crescimento. Quando todas as suas facetas acabam se comunicando de forma padronizada, com a mesma linguagem, design e conhecimento, o seu público passa a se familiarizar com as suas diferentes versões e aprecia o objetivo final do seu projeto.
Você passa a atingir uma maior gama de usuários com seus diferentes trejeitos e rotinas.
O aficionado por vídeos, ou o jovem que busca mais conteúdo visual ou até aquela pessoa mais velha que adora ler nas horas vagas, todos eles estarão se conectando por meio das suas plataformas.
Além disso, o empreendedor que estabelece essa integração acaba por facilitar o endomarketing do seu negócio e promove diretamente uma melhora na comunicação interna da empresa.
Poder da imprensa
Um ponto também muito importante é a sua empresa conseguir se destacar no mercado. Portanto, com o auxílio de uma assessoria de imprensa o seu negócio irá utilizar do ambiente digital para se comunicar de forma direta com o público e irá se destacar nas mídias espalhadas pelo país.
A grande parte dos problemas na comunicação do setor agrícola parte do princípio de que os produtos rurais têm dificuldade de se posicionar sobre o que eles são e com quem eles irão se comunicar. Com uma assessoria de imprensa presente e inovadora, o foco do seu cotidiano passa a ser somente na produção em si.
Imagina o seu agronegócio ser o destaque de uma coluna de um blog sobre agricultura, ou sair no Instagram de uma página de cultivo ou até mesmo ser capa de um canal de review no YouTube. Tudo isso se torna possível utilizando as conexões e ferramentas corretas.
A+ no Agronegócio
Quando estamos falando de um mercado que trabalha com produtos da natureza, existem poucas formas de se diferenciar dos seus concorrentes. Por esse motivo, é necessário que a sua empresa consiga se posicionar no ambiente digital para acompanhar as inovações e tendências do target do seu negócio.
Ao analisar as demandas do público, você poderá centralizar a sua comunicação e transmitir o que deseja, aumentando as vendas dos seus produtos e fidelizando o seu cliente final.
Aqui na Agência A + somos especialistas em estratégias para marcas no ambiente digital, tendo experiência na gestão e produção de conteúdo para as principais redes sociais, como Instagram, Twitter e TikTok.
Como foi dito anteriormente, uma equipe de imprensa e digital pode acabar salvando e impulsionando o seu agronegócio de uma forma única. A nossa metodologia de trabalho utiliza de diversas ferramentas que ampliam a produtividade do nosso conteúdo.
A técnica de SEO (otimização de mecanismos de busca), por exemplo, é um dos nossos pontos fortes. Por meio dela, você poderá alcançar um posicionamento ideal entre os buscadores como o Google e o Instagram. Dessa forma um tráfego orgânico será produzido para as suas páginas e um novo público consegue acessar seu conteúdo.
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