A importância do User-Generated Content

A importância do User-Generated Content

O desafio diário das empresas é elaborar uma estratégia de marketing que consiga não só atrair os seus consumidores, mas também fortaleça o seu laço de fidelidade com a marca

A intimidade que existe na relação entre empresa e cliente é o fogo necessário para acender novas vendas e propostas para o futuro da marca. Ao dar voz ao seu público, ele se sente fidelizado e dentro de uma comunicação em sentido de mão dupla.

Por esse motivo, a Agência A + vai te auxiliar no processo de dar voz ao seu consumidor para possibilitar a criação de conteúdo original do próprio usuário. 

O que é User-Generated Content ou UGC?

O conceito User-Generated Content começou a ser difundido no ambiente digital no início da década de 2000 junto com a popularização da famosa tecnologia chamada internet. Em um contexto de inovação no mercado, a relação entre marca e consumidor se fortaleceu e o diálogo entre eles começou a se tornar mais real e íntimo.

O termo remete, basicamente, a qualquer conteúdo gerado pelo próprio usuário da marca. Porém, apesar de simples, para alcançar essa estratégia as empresas precisam explorar novos caminhos e entender que o consumidor virou um protagonista no seu desenvolvimento criativo.

A primeira ideia essencial para entender esse novo movimento é associar o consumidor com a função de influenciador, sem necessariamente assumir o cargo de influencer digital que conta com milhões de seguidores por trás dele. 

Estamos falando de um influenciador do cotidiano que vive os mesmos desejos e relata os mesmos problemas que nós. Atualmente, os usuários compartilham, produzem e reagem a comunicação nas mais diferentes plataformas. Dessa forma, independentemente da escala, eles continuamente influenciam as decisões de compra dos amigos, da namorada e da família. 

O UGC é um método orgânico para a empresa promover o seu produto ou serviço com o auxílio do seu target. 

Formatos de UGC

Por se tratar de uma estratégia de marketing tão ampla, ela não se especifica em nenhum formato ideal, ou seja, ele muda de acordo com a necessidade da empresa de receber essa entrega do seu público. 

A seguir, vamos te apresentar alguns formatos conhecidos que a criação de conteúdo do usuário aparece:

Avaliações

O feedback do cliente por meio de depoimentos e avaliações é o formato mais simples e rápido de UGC. Por meio dessas reviews, a empresa consegue evoluir dentro do seu setor no mercado.

Com as avaliações positivas, ela consegue explorá-las para usar de vitrine nas suas páginas e redes sociais com o intuito de atrair novos clientes. 

Já as avaliações negativas servem como impulso para melhorar a qualidade do seu produto ou a entrega do mesmo. 

Lembre-se que toda ajuda é bem-vinda no processo de desenvolvimento da marca!

FAQ

O sistema de perguntas e respostas pode ser um grande achado para qualquer empresa. Discussões dentro de um fórum ou seção de FAQ auxilia diretamente nas dúvidas e problemas do usuário.

Por meio das questões frequentes, a empresa consegue respondê-las em forma conjunta o que sana grande parte do problema em conversas com o público: o tempo.

Além disso, abrir um espaço para os clientes debaterem entre si também é ideal em situações específicas que podem aparecer em diferentes casos. Desse modo, o cliente consegue responder pela empresa e impulsiona a fidelização desse futuro prospect.

Ativações

O conteúdo produzido nas redes sociais é perfeito para amplificação de resultados, já que as combinações de relacionamento com o cliente são infinitas. 

Uma simples campanha digital pode utilizar hashtags personalizadas, filtro de fotos, frases de efeito, espaços instagramáveis, sistema de recompensas, concursos, entre outros métodos que conseguem gerar uma participação do cliente.

Esse engajamento orgânico desperta o interesse do participante e auxilia no crescimento da marca. As ativações são a solução perfeita para integrar os seus clientes em um só local.

Além disso, esse formato funciona perfeitamente para eventos especiais e datas comemorativas que, normalmente, conseguem unir diferentes personalidades com o mesmo norte. 

O grande aliado desse método é o medo de ficar de fora de alguma tendência ou movimento, fobia essa que está mudando o estilo de comunicação digital.

Benefícios do User-Generated Content 

O User-Generated Content aplica diversos benefícios no cotidiano das empresas e os principais deles são:

Conteúdo de baixo custo e rentável

O principal benefício do UGC é o fato dele ser gerado pelo usuário de forma gratuita e por meio desse influenciador do cotidiano, além da sua marca atingir novos clientes, ela também é defendida pelos novos “advogados”.

O investimento é baixo porque, provavelmente, a sua marca já conta com as plataformas e recursos necessários para atrair os seus clientes e o usuário não necessita de tempo e esforço para cumprir seu papel de criador de conteúdo.

E pelo lado dos resultados, a força da marca cresce, as decisões de compra são impactadas e o engajamento é impulsionado por cada referência ou compartilhamento que cita seu negócio. Quanto mais pessoas falam da sua empresa, melhor ranqueada ela fica no sistema de algoritmo do Google e das redes sociais. 

Estamos falando de um conceito simples, barato e muito eficaz!

Fonte infinita de ideias 

Como estamos falando de uma comunicação constante e altamente mutável, ela também se caracteriza como uma estratégia rica em ideias. 

Pense que a cada conteúdo produzido pelo usuário, novas ideias surgem da mente dele e da mente das pessoas que o assistem, ou seja, estamos falando de uma teia infinita de produção de conteúdo. 

A sua empresa necessita, “apenas”, plantar a semente perfeita para conseguir despertar no seu target essa chama do interesse que o fará comentar, compartilhar, impulsionar e criar em prol da sua visão de mercado.

Quantos comentários e tweets já não serviram de inspiração para grandes marcas? 

Credibilidade da marca

Por último, mas não menos importante está a força da credibilidade da marca e a confiança que o público transfere para seu negócio.

Quando falamos da experiência de um usuário, automaticamente, estamos debatendo sobre um espelho que servirá como base para outras vivências específicas. 

Imagine que um cliente seu adorou seu produto, ao recomendá-lo nas redes sociais, provavelmente, as pessoas que se depararem com esse post orgânico, sem influência da própria empresa, sentirão uma verdade por trás da publicação e irão se interessar pelo conteúdo.

O mesmo serve para o outro lado, caso estejamos falando do download de um app, provavelmente, as avaliações negativas o farão desistir de instalá-lo no seu celular.

Lembre-se que o cliente sabe quando a comunicação é paga e quando ela é espontânea, portanto, a confiança dele está automaticamente depositada no outro usuário que buscou o mesmo que ele.

Agência A+

A Agência A + acredita que o ambiente digital é o futuro do mercado, por esse motivo somos especialistas em redes sociais e oferecemos as tendências corretas para sua empresa seguir em 2023. 

A nossa equipe criativa está pronta para impulsionar o seu negócio por meio do conteúdo orgânico. A fidelização do seu cliente ocorre de forma natural, ágil e eficaz.Gostou do conteúdo postado? Então siga as redes sociais da A + para examinar os nossos cases e acompanhe o nosso blog para elevar sua empresa para o próximo nível!

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