Nova tendência de conteúdo para as redes sociais: os vídeos curtos estão em alta

Nova tendência de conteúdo para as redes sociais: os vídeos curtos estão em alta

Consumidores se interessam por algo curto e fácil de entender.  A tendência alinha diversos fatores culturais com uma pressão do mercado de acelerar o processo de consumo.

O formato visual domina o mercado há um tempo, porém no último ano as produções de vídeo conseguiram determinar várias tendências e métodos de consumo. Dentro desse formato, existe um específico que está se destacando em diversas plataformas: os vídeos curtos.

Tanto quem produz, quanto quem assiste, está vidrado nestes vídeos rápidos. A sua origem eficaz veio com o TikTok, depois para se adaptar à nova demanda, o Youtube e o Instagram lançaram os Shorts e os Reels, respectivamente. 

Seja para garantir likes ou fazer uma campanha estratégica, os vídeos garantem um espaço próprio em qualquer empresa ou no feed de qualquer influenciador. Inclusive, é correto afirmar que, os influenciadores e empresas que ainda não se adaptaram, provavelmente perdem diariamente vários seguidores.

Porque os vídeos curtos se tornaram tendência

A comunicação digital passou por diversas mudanças no âmbito do entretenimento e provavelmente essa não será a última tendência. 

O formato de vídeo foi inserido no mercado com a popularização do Youtube por volta de 2008. Com o passar dos anos, novos criadores de conteúdo foram surgindo e praticamente qualquer tema que você procure tinha um vídeo sobre o assunto te esperando. 

O crescimento foi tão grande que até hoje o Youtube continua como umas das principais plataformas de formação de conteúdo e de influenciadores, ou seja, muitos criadores começam na plataforma e depois buscam novos mercados expandindo os seus serviços e produtos.

Após o enraizamento desse formato no setor, os novos aplicativos surgiram e utilizando de alguns pilares, conseguiram se firmar nesse mercado específico.

Agilidade e eficácia

A rapidez de resposta e produção é um dos grandes motivos por trás do sucesso desse formato. As pessoas estão passando cada vez mais tempo nos celulares e, com isso, os hábitos de consumo acabam mudando com esse costume cultural. Outro ponto de auxilio é o foco do consumidor que continua diminuindo, ou seja, as pessoas se interessam por algo curto e fácil de entender. 

Os vídeos curtos são ágeis e facilitam a interação e a rotatividade do público, além de gerar uma empatia na relação com o target. Atualmente, você passa por 30 vídeos curtos em segundos sem nem perceber, é nessa velocidade que está armazenado o sucesso.

O poder dos influenciadores

Os influenciadores são os grandes mediadores desse processo e se adequam a cada mudança no comportamento do público. Cada criador busca se consolidar com a natureza do produto e acaba atendendo a demanda de forma superficial, porém eficaz.

Dentro de cada nicho existe um influenciador próprio, mas cabe a cada um deles demonstrar a capacidade de se adaptar ao movimento. Esse caminho é uma grande bola de neve, ou seja, a partir do momento em que um grande influenciador aciona uma nova tendência, provavelmente vários outros irão seguir o mesmo caminho para alcançar o tão desejado sucesso. 

Essa consistência permite a realização de diversas parcerias e campanhas, tanto que qualquer empresa atualmente opta, muitas vezes, por utilizar de uma conta influenciadora nas redes sociais para anunciar um novo serviço ou produto para o mercado.

A Pandemia

Um grande ponto a favor é a pandemia que serviu de choque mental para a sociedade. Muitas pessoas começaram a consumir as telas tecnológicas diariamente, no trabalho, no entretenimento e no âmbito social. O consumo focou especificamente no ambiente virtual. 

Essa necessidade da população de ficar em casa, tornou a rotatividade do conteúdo algo essencial. Cada vez mais as pessoas consumiam as redes sociais e as empresas em contrapartida se adaptaram a esse novo formato para entregar o que a demanda buscava. 

Foi nesse período que as diversas novas plataformas, como o TikTok, se firmaram no setor e puderam prescrever uma nova receita para o sucesso. Com o fim da crise pandêmica, a sociedade já havia se acostumado e se rendido ao ambiente digital, tanto que até hoje muitos negócios ainda fazem Home Office e diversas lojas só funcionam no meio online. 

Prazo de validade

Um último ponto importantíssimo é o prazo de validade deste formato. Os vídeos curtos, ao contrário de várias tendências, provavelmente irão desenvolver uma longevidade no mercado, já que o movimento natural da cultura brasileira é a diminuição do foco e o aumento da necessidade de agilidade por parte do público.

Claro que novas adaptações poderão surgir, porém a essência por trás dessa especificação provavelmente continuará presente na lista de consumo do povo. 

Vantagens de atender essa demanda

Depois que a sua empresa atende essa nova demanda e começa a produzir os vídeos curtos no cotidiano do negócio, as vantagens e benefícios começam a aparecer de forma natural. 

O seu público se torna mais diversificado com as estratégias formalizadas para cada plataforma; As call to actions funcionam de forma eficaz porque elas se associam diretamente ao conteúdo ao invés de ficar presente somente na legenda; As empresas passam a atingir o público em qualquer horário do dia, já que os celulares são a principal ferramenta de contato e ela pode ser acessada em qualquer lugar. 

Esses são só alguns benefícios que atraem as grandes empresas a seguir essa nova demanda e influenciam milhões de pessoas diariamente.

Agência A+

O mercado digital continua em constante movimento, portanto, todas as tendências dele precisam ser observadas de perto para conseguirmos obter o melhor resultado possível. 

A Agência A + é especialista no ambiente online das redes sociais e está por dentro de cada movimento do mercado. A experiência, a agilidade e a criatividade são os pilares que nos impulsionam para o sucesso de cada campanha e estratégia criada.

Todos os nossos clientes digitais conseguem rejuvenescer as suas páginas e atrair públicos que antes eram vistos como impossíveis. O posicionamento A + se torna presente no seu dia a dia do seu negócio por meio de uma comunicação clara e intuitiva.

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