A volátil demanda do heavy user de redes sociais
O número de usuários das redes sociais já é gigantesco e a tendência é que ele continue crescendo com o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas inovadores
O dia terrestre continua tendo 24 horas, porém esse período de tempo já não consegue ter a mesma valência com o passar dos anos.
Digamos que você era um pintor do Século XVII em alguma vida passada, as suas 24 horas serviam para se alimentar sem pressa, passear no parque, festejar com seus amigos, pintar todos os monumentos que quisesse, dormir, aproveitar a família e no final ainda sobravam muitas horas do dia.
Atualmente, com o avanço das inovações, o tempo estimado que gastávamos realizando momentos de ócio diminuiu e o tempo que passamos buscando informações aumentou. Não existe um começo e um fim, o heavy user de redes sociais e as empresas de conteúdo digital são o novo ovo e a nova galinha.
Toda atividade que ocorre dentro do ambiente digital tem uma nova demanda e, portanto, uma nova oferta. As tendências já não são atribuídas a um indicador singular e a mesma rede de conexões vive em constante mudança.
O que são as redes sociais?
Em suma, as redes sociais são plataformas digitais que operam nos mais diversos níveis de relacionamento para atribuir informações entre pessoas e empresas.
Porém, quando elas surgiram? O ambiente virtual teve a primeira experiência coletiva com o site SixDegrees em 1997. Ele é considerado o pioneiro moderno das redes, já que permitia que os indivíduos tivessem um perfil pessoal e adicionassem outros usuários.
Depois do encerramento deste site, outros concorrentes começaram a ganhar popularidade na internet e a ditar o ritmo de comunicação entre empresas e seu target. Alguns exemplos são Facebook, Linkedin e MySpace.
A batalha empresarial de reverter o objetivo final das redes continua até hoje. De acordo com uma pesquisa digital, 65% dos brasileiros utilizam as plataformas para manter o contato com amigos e familiares, 57,4% para ler notícias e 46,7% para comprar serviços ou produtos.
Ou seja, os negócios continuam enfrentando algumas barreiras para alcançar todo o potencial que as redes têm para oferecer.
Cabe à empresa entender os aspectos em comum das redes sociais para conseguir alinhar as demandas do seu target. Todas elas contam com um feed de posts, com a opção de adicionar seguidores, um perfil pessoal ou empresarial e um sistema de reações.
Todos esses elementos auxiliam na interação entre os usuários e guiam o algoritmo de demandas da rede.
Como o algoritmo funciona?
O algoritmo de uma rede social basicamente atua como um mediador entre a oferta e a demanda. Porém, atualmente com a demanda extremamente volátil, uma enxurrada de reclamações sobre o sistema de leitura acaba aparecendo nos feeds, em blogs, sites e até rodas de conversa.
Se existe algum tesouro perdido nesse mundo que todas as empresas estão atrás é, com certeza, a fórmula do algoritmo dos heavy users, ou seja, o que eles desejam ver e reproduzir a todo instante.
Esse sistema que funciona por trás de tudo que vivenciamos é a razão de você consumir tudo o que consome. Na teoria, quanto mais apreço um usuário tem por um assunto x, mais x apareceria na tela dele.
Por esse motivo, as empresas que desejam estar à frente das suas concorrentes devem se alinhar com o algoritmo e entregar o conteúdo que seu target busca. Caso o seu negócio opte por realizar uma campanha ou publicação sem nenhum planejamento prévio, provavelmente o resultado não será tão prazeroso.
A inteligência artificial pode ser tanto seu maior aliado quanto seu maior inimigo.
Vantagens de atender as demandas
Quando uma empresa consegue entender o mercado de forma transparente, ela acaba transformando um ambiente digital em uma fonte de conteúdo orgânica.
Os benefícios vão muito além de apenas aumentar o número de vendas dos seus produtos e serviços:
Fidelização dos clientes
Os consumidores seguem e interagem com as marcas que eles gostam, portanto, automaticamente são essas empresas que se transformam em top of the mind do target e viram a primeira opção de consumo.
Lembre-se que a demanda é volátil, por esse motivo após a fidelização ocorrer o trabalho só começou; Caso o seu negócio não mantenha o mesmo nível de qualidade outras empresas podem atrair o seu cliente ao oferecer um conteúdo mais atrativo.
Rede de contatos B2B
Quando você se mantém relevante em uma rede social é comum criar uma rede de laços não só com usuários, mas também com fornecedores e empresas parceiras.
A troca de informações e conteúdos orgânicos pode te auxiliar no impulsionamento dos seus resultados e garantir que você atinja um público altamente nichado que foge do seu algoritmo regular.
Networking é tudo!
Comunicação em tempo real
As redes sociais não dormem e a urgência para trocar mensagens é o grande motivo por trás disso. Imagine que sua empresa tem que lidar com uma gestão de crise ou precisa repostar uma tendência que está bombando naquele exato momento, isso só se torna possível quando a sua rede conversa com as demandas do público.
Caso suas publicações normalmente fujam das necessidades do mercado, quando algo urgente acontecer, dificilmente o seu post chegará com facilidade ao consumidor final.
Tempo é literalmente dinheiro.
Posicionamento da empresa
Quem não gostaria de escutar que a sua empresa é a melhor de todas? Ou que ela dita tendências? Ou que ela serve de benchmarking para outras empresas?
As redes sociais são a sua grande aliada para se destacar no mercado. Cada uma delas abre caminhos para se conectar com seus seguidores de formas diferentes.
Normalmente, uma empresa necessita se posicionar constantemente, porém se você se dedica e consegue acertar continuamente no alinhamento das suas publicações, o posicionamento de líder ocorre de forma natural.
Sempre que um possível cliente decide realizar uma compra, um fornecedor buscar um comprador principal, um parceiro procurar uma outra fonte de renda, a sua empresa sempre vai vir em primeiro lugar no pensamento deles.
Agência A+
Cada dia que passa, a demanda dos heavy users das redes sociais se expande junto com o leque de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço, ou seja, caso o seu negócio não se alinhe com as tendências digitais, infelizmente ele ficará para trás.
Uma rede social forte e chamativa consegue não somente atrair o seu público como também fidelizá-lo. Com isso todo o trabalho realizado no backstage de uma marca, como os textos do blog, o site, as mídias offline passam a valer a pena.
A Agência A + é especialista no mercado de redes sociais e oferece uma metodologia de negócio que transformará o parâmetro da sua empresa. Estamos antenados com todas as tendências em qualquer rede social para garantir a maior eficácia das publicações elaboradas.
A nossa equipe de digital está pronta para repaginar os seus conteúdos e impulsionar a sua mensagem para o próximo nível. Não adianta ser bom, tem que ser o melhor!
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