A importância do PR no universo das startups

A importância do PR no universo das startups

Com o aumento significativo da criação de startups no Brasil, a eficácia e a agilidade do PR em uma empresa se tornaram fundamentais como estratégia de posicionamento

O PR atualmente recebeu uma grande atenção das startups nacionais graças a influência do modus operandi dos fundos e empresas internacionais sobre o mercado brasileiro. Startups dialogam diretamente com a sociedade e, portanto, a marca fica dependente de como o target e a mídia em seu entorno a enxergam.

O que é o PR no mundo digital?

PR de forma sucinta são todas as atividades de relações públicas da empresa, desde o desenvolvimento dos padrões de atendimento até a imagem que a marca comunica com a mídia online.

Ou seja, o PR é um conjunto informacional focado em uma estratégia de marketing que visa conectar, de forma padronizada, a empresa com o seu público e a mídia ao seu redor.

O que é uma startup?

Empresas que surgem no mercado de forma emergente e utilizam como seus pilares a inovação e a tecnologia, visando sanar problemas atuais do consumidor são chamadas de startups. Normalmente esses negócios baseiam toda sua economia em volta de uma tecnologia digital, porém existem exceções à regra.

O mercado por trás desse segmento é considerado de alto risco e ele se padroniza por investimentos de capital contínuo, já que as empresas nem sempre conseguem manter o ritmo acelerado das demandas.

Por fim, as startups podem se diferenciar em três formatos:

. B2B, no qual o foco é a venda para outras empresas;

. B2C, onde o target da empresa é o consumidor;

. E por último o C2C, que centraliza o negócio no marketplace entre consumidores.

Qual a importância de estratégias de PR em uma startup?

O objetivo principal da equipe de relações públicas de uma startup é tornar a marca reconhecível no mercado através da comunicação dos seus diferenciais, ou seja, passar uma mensagem que sintetize o foco e a visão da empresa.

Ao analisar esse objetivo, deve-se prestar atenção em três principais perguntas que a marca deve responder: Qual é a mensagem, como ela será transmitida e quem é o porta-voz dessa startup.

A mensagem costuma abranger os objetivos de marketing e comunicação da empresa, sempre com o intuito de favorecer a imagem pública da marca.

A forma como essa comunicação ocorre vai depender muito do formato da empresa, porém é necessário utilizar de informações que sejam do agrado da mídia e não perca a essência do negócio na sua construção.

Por último, uma startup de sucesso conta com um porta-voz qualificado para representar todo esse processo; Ele deve saber o que comunicar, quando será comunicado e para quais veículos da imprensa comunicar, sempre balanceando no seu discurso a agressividade de uma startup emergente com a confiabilidade e transparência demandadas no mercado.

Com isso o PR mostra ao target da marca e a mídia que o acompanha que a evolução empresarial não se caracteriza como superficial ou até mesmo parcial.

Conheça algumas startups que possuem a sua reputação e PR geridos pela A+ e seu alcance na imprensa nacional:

LetsBank
https://monitormercantil.com.br/letsbank-pretende-ultrapassar-500-milhoes-em-concessao-de-credito/

https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2022/05/05/empresas-do-setor-financeiro-e-de-tecnologia-buscam-por-candidatos-a-partir-do-estagio.ghtml

Dric

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/07/27/criado-em-insonia-codigo-brasileiro-revoluciona-armazenamento-de-dados.html

https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2021/03/dric-startup-de-transmissao-e-armazenamento-de-dados-recebe-aporte-de-us-35-milhoes.html

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